Em uma realização da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Produção, em parceria com o Sistema de Produção Integrado (SPI Confinamento), foi promovido no sábado (13/04) um dia de campo sobre silagem com capim mombaça.

O encontro técnico contou com a presença de vários pecuaristas da região e autoridades, que participaram da demonstração realizada pelo zootecnista Danilo Figueiredo, que falou da importância da silagem para a criação de rebanhos bovinos em confinamento. Segundo ele, a silagem feita à base do capim mombaça tem uma vantagem muito significativa para o produtor no que diz respeito a valores. “O interessante no mombaça é que ele só precisa ser plantado uma vez e a terra não precisa de tanta preparação. É importante mantê-lo adubado e irrigado, para que o mesmo produza os nutrientes necessários para o gado”, afirmou Danilo.

O diretor executivo do SPI Confinamento, Tarcísio Goiabeira, fez uma amostragem de como funciona o confinamento e destacou as vantagens obtidas com o mombaça. “A vantagem maior do capim mombaça é que o produtor só planta uma vez só e dali ele vai só mantendo o capim nutrido para ter o alimento no período de estiagem”, frisou, destacando que hoje o SPI atende cerca de 30 mil animais por ano e deve aumentar a capacidade para 100 mil cabeças anuais. “Em média o gado fica entre 60 e 90 dias no confinamento com uma engorda diária de aproximadamente 1 quilo e 600 gramas. Isso mostra que o sistema de confinamento é importante para o ganho de peso durante o período de estiagem e também proporciona uma maior qualidade de carcaça e da carne produzidos”.

Presente no evento, o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, qualificou o dia de campo como sendo de grande importância para o seguimento agropecuário e para toda economia do município. “Aproveito a oportunidade para chamar todos os grandes produtores para plantarem nem que seja cinco alqueires de milho em suas propriedades, fortalecendo assim a produção de grãos no município, e incentivando os pequenos agricultores na criação de pequenos rebanhos dentro do município” disse o prefeito.

O secretário de Produção, Pedro Dias, afirmou que a intenção deste encontro, além de incentivar a produção do mombaça na região, é mostrar que o pasto com capim mombaça compensa bastante, pois o custo é bem menor e a lucratividade se torna grande. “Estamos bastante felizes com a presença de todos neste dia técnico. Agradeço ao nosso prefeito, produtores rurais, estudantes, que nos ajudaram a realizar este evento”, destacou, ressaltando que a Secretaria Municipal de Produção vai realizar mais ações voltadas à divulgação de informações e técnicas importantes para o desenvolvimento do agronegócio gurupiense.

O Secretário Estadual da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, prestigiou o evento e destacou que as iniciativas realizadas em Gurupi são de suma importância para o desenvolvimento do Tocantins. “Este modelo que está sendo utilizado em Gurupi é uma mostra do que há de mais moderno em tecnologia. O resultado que estamos tendo no SPI é fantástico, muitos parceiros estão satisfeito. E isto precisa ser irradiado, muitos produtores e outros sistemas precisam aproveitar este modelo que é o que há de melhor”, disse Café.

Durante o evento alunos de cursos profissionalizantes do PRONATC Rural e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) puderam aprender como fazer silo e quais as vantagens nutricionais encontradas na alimentação. Para a aluna do 3° ano do CEM Bom Jesus, Bruna Pedrosa, de 17 anos, os ensinamentos foram valorosos. “Este dia técnico só aumenta o desejo de me tornar uma profissional da área, voltada para o manejo animal” disse a aluna.

Sobre o Capim

O capim Mombaça é uma gramínea que forma touceiras com até 1,65 m de altura e folhas quebradiças. Os colmos são levemente arroxeados. As folhas possuem poucos pêlos na face superior e as bainhas são glabras, mas ambas não apresentam cerosidade. A inflorescência é do tipo panícula semelhante à do capim-colonião comum.