A capital da amizade agora tem novos profissionais qualificados no mercado de trabalho. Na noite da quarta-feira (03), a Prefeitura de Gurupi por meio da Coordenação do Centro de integração da Mulher, entregou certificados de conclusão de curso para quase 300 pessoas.

A estudante Layne Freira da Silva de 24 anos morava em Pedro Afonso e há cinco meses resolveu mudar para Gurupi em busca de novas oportunidades. Acertou na decisão e hoje é uma das formandas no curso profissionalizante de cabeleireira.

“Quando cheguei à cidade fiquei sabendo desses cursos que a prefeitura da cidade proporciona. Como não paga nada resolvi fazer. Agora estou com meu certificado e já quero logo montar meu próprio negocio” disse Silva.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), fez questão de prestigiar o acontecimento e disse que a cidade está crescente a passos largos, principalmente, devido ao plano estratégico de desenvolvimento da administração municipal que a cada dia tem atraído novos empreendimentos para a cidade. “A chegada dessas empresas propicia o surgimento de novas frentes de emprego, o que também exige uma melhor qualificação profissional. E, por meio desses cursos que estamos oferecendo, alguns em parcerias com o Senai e o Senac, estamos conseguindo inserir no mercado de trabalho profissionais cada vez mais qualificados nas mais diversas áreas”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Social do município, Edinho Fernandes disse que estava muito satisfeito com o resultado do trabalho de sua pasta ao longo deste ano, especialmente, na área de qualificação profissional. “São quase cinco mil pessoas que passaram pelos nossos cursos, se qualificando profissionalmente, sendo que a grande maioria já foi inserida no mercado de trabalho ou mesmo, abriram o seu próprio negócio”, afirmou o secretário

A importância das qualificações também reflete na história do caminhoneiro Lindomar Dias, de 50 anos. Ele quer mudar de profissão e viu nos cursos uma boa oportunidade. “No Centro de Integração, mantido pela Prefeitura de Gurupi, são diversos cursos, mas é claro que o que me identifico é com o de cabeleireiro, apesar de ser o único homem da turma, me sinto otimista e já estou juntando dinheiro para comprar as ferramentas de trabalho”, afirmou Dias.

A professora do curso, Floreny Rodrigues, garante que a decisão de Lindomar foi a certa e que o mercado de trabalho para os profissionais da beleza é amplo. “O segredo é se qualificar e isso é um diferencial. É prazeroso ver um trabalho tão importante como esse em Gurupi. A prefeitura realmente está de parabéns por mais esta iniciativa,” disse Floreny. (Clifton Morais/Secom)