Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quarta-feira, 28, foram confirmados mais 09 casos de Covid-19 na cidade, sendo seis de testes Swab e três de testes rápido. Testaram positivo quatro mulheres com idades, entre 07 e 43 anos; e cinco homens entre 23 e 60 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quarta-feira é de 96,3% enquanto 2,4% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 10 mulheres e 08 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Foram registradas as altas hospitalares de dois homens de 65 e 80 anos.

Na UPA foram realizados 17  testes Swab em 07 mulheres com idades,  entre 16 e 60  anos, e em 10 Homens entre 20 e 66 anos.

No Centro de Triagem, 07 pessoas coletaram material para os testes Swab, sendo três mulheres, entre 38 e 27 anos; e  04  homens,  entre 27 e 63 anos. Foram realizados três testes rápido, todos com resultados negativos.

Em um hospital da rede particular um  homem  de 33 anos coletou material para o exame Swab.

Na ação domiciliar, 17 pessoas testaram negativo após realização dos testes rápido.

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira, 13.342 casos descartados, 25 suspeitos, 4.060 confirmados, destes, 3.911 (96,3%) pessoas estão recuperadas, 96  (2,4%) em tratamento e 53  (1,3%) óbitos.

Internações

Permanece  recebendo tratamento na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi um homem de 66 anos.  Na ala clínica covid estão dois homens de 42 e 51 anos.

Também permanece na UTI de um hospital da rede particular, um homem de 66 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.