Estão abertas, a partir de hoje (20/10), as inscrições no 12° Concurso Benjamim Rodrigues de Poesia Falada de Gurupi. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Cultural Mauro Cunha.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Francisco Chokolate, o concurso já faz parte do calendário cultural de Gurupi. “É um desejo da população e do prefeito da cidade. Trata-se de um evento tradicional no Estado e que sempre teve adesão da população gurupiense e a intenção da Prefeitura é fortalecer ainda mais incentivando a literatura e o teatro na cidade. A população ganha e a cultura se fortalece” explicou o Secretário.

Nas últimas edições o concurso atraiu artistas dos estados de Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Bahia, Goiânia dentre outros estados.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa poderá participar do Concurso, bastando apenas observar os
seguintes critérios:
• Os trabalhos inscritos deverão ser referentes ao gênero POESIA, ficando o tema livre.
• As inscrições estarão abertas de 20 de outubro a 19 de novembro de 2010 na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Centro Cultural Mauro Cunha, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 13h30, sendo que a data de postagem para as que forem remetidas através dos correios será o dia 13.
• Para realizar a sua inscrição, o candidato deverá apresentar 07 (sete) cópias do poema datilografado ou digitado em espaço 02 (dois), sem limite de laudas por texto, colocando em cada uma o título do poema, nome do autor e do intérprete.
• O candidato poderá ainda realizar a inscrição via internet baixando a ficha de inscrição no sítio www.gurupi.to.gov.br preenchê-la, anexar as cópias dos poemas e enviar via Correios.
• No ato da inscrição, o candidato (autor e/ou intérprete) deverá preencher a ficha de inscrição com seus dados pessoais.
• A inscrição é gratuita e cada autor poderá participar com até 02 (dois) poemas, sendo que o autor e o intérprete podem ser a mesma pessoa.
• O poema inscrito deverá obedecer ao critério de ineditismo, entendendo-se por tal a não publicação do trabalho em livros.
• Caso seja necessário, haverá pré-seleção dos textos inscritos, sendo que a relação dos poemas selecionados ficará à disposição dos interessados no Centro Cultural Mauro Cunha a partir do dia 23 de novembro de 2010.
• As despesas com transporte, hospedagem e alimentação, ocorrerão por conta dos participantes.
• Os trabalhos serão julgados por uma comissão composta por 06 (seis) jurados, sendo 03 (três) para julgarem os textos e 03 (três) para julgarem as interpretações, estes que serão representantes autênticos da Cultura tais como: poetas, escritores, atores e diretores teatrais, entre outros.
• É vedada a participação de qualquer membro das comissões julgadora e organizadora deste concurso, bem como de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, incluindo-se os parentes destes em primeiro grau.

Premiação – A premiação consiste em R$ 4.500,00 no total, se dará da seguinte forma:
Categoria Texto
1° Lugar R$ 1.000,00 e placa de honra ao mérito