Governança Pública

.

Voltada para o aperfeiçoamento da gestão municipal e da prestação dos serviços à população, a Governança Pública desenvolve um trabalho balizado pela seriedade e integridade, proporcionando mecanismos de liderança, estratégia e controle. E é baseada nestas premissas que a Prefeitura de Gurupi vem trabalhando na implementação da Governança Pública Municipal.

Desde novembro de 2021, quando parte da equipe teve contato com o tema em uma palestra com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, a Prefeitura de Gurupi vem se estruturando e para a implementação da Governança Pública Municipal.

Em maio de 2022, o município aderiu à 5ª Turma do Programa de Mentoria, realizado pela Rede de Governança Brasil, e passou a trabalhar na institucionalização da Governança Pública.

A Lei Municipal nº 2.593, de 26 de dezembro de 2022, efetivou a implantação das ações de Governança Pública Municipal, tornando-se uma política de estado no município. 

“Para compreender melhor o que é Governança, vamos para o Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de Governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:

 

Art. 2º Para os efeitos do disposto neste Decreto considera-se: I – governança pública – conjunto de mecanismos de liderança, estratégias e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;

 

Deste modo, a governança pública visa maior efetividade e economicidade e a gestão, maior eficiência e eficácia, ambas andando lado a lado, com harmonia e transparência. De forma a produzir o máximo de efeitos com o mínimo de recursos, energia e tempo. Atuando de forma inteligente e promovendo a gestão de riscos dessas atividades.

 

Fonte: Prefeitura de Diamantina-MG

A RGB é uma Associação que trabalha em Rede, qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham em prol da Governança.

 

Saiba mais em: https://www.rgb.org.br/

Galeria de fotos

Close Search Window