Município de Gurupi

(do tupi-guarani: Diamante Puro)

Cruzamento da BR-153

.

Também conhecida como “Capital da Amizade”, localiza-se ao sul do Tocantins e a 214 km de Palmas, Capital do Estado do Tocantins, e a 596 km de Brasília. Fica no limite divisório de águas entre o Rio Araguaia e o Rio Tocantins, às margens da BR-153 (Rodovia Belém-Brasília).

Gurupi é a terceira maior cidade do Tocantins, sendo o polo regional de todo Sul do estado. As principais fontes de renda do município são a pecuária e a agricultura, mas o comércio está em crescimento pujante, aquecendo a economia da cidade.

0 Km²
Área total
0
População (IBGE 2021)
0 Km
Distância da capital
0 hab/km²
Densidade demográfica

As avenidas de Gurupi têm os nomes dos estados brasileiros, sendo a principal a Avenida Goiás, enquanto as ruas, apesar de renomeadas para homenagear personalidades históricas, ainda são chamadas de acordo com sua numeração.

Parque Mutuca
UFT - Campus de Gurupi

Possui um campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferecendo os cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Biotecnológica e de Bioprocessos e Química Ambiental.

Também está presente a Universidade de Gurupi, a UnirG, contando atualmente com 17 cursos em nível de graduação. Outra importante Instituição de Ensino Superior instalada no município é o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

UNIRG
Close Search Window