Geral|

Compartilhe:

Invista em Gurupi

Terceira maior cidade do Tocantins, Gurupi está crescendo de forma acelerada e abriga, atualmente, cerca de 90 mil habitantes (IBGE, 2021). Localizada a 214 km da capital Palmas e a 596 km de Brasília, está bem no Centro do País, sendo um importante eixo econômico para a agricultura, pecuária, comércio, turismo de negócios e vários serviços.

Localização Estratégica e a Melhor Logística do Brasil
O município se tornou um importante centro de logística no coração do Brasil, com um pátio de cargas e de integração multimodal da Ferrovia Norte-Sul, ligando o Sudeste do país ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Além disso, o pátio está localizado próximo da Ferrovia Leste-Oeste, que vai ligar o Porto de Ilhéus (BA) a Figueirópolis, município circunvizinho.

A cidade está localizada exatamente no núcleo da Ferrovia Norte-Sul, o eixo de todo o novo sistema ferroviário brasileiro, o que torna Gurupi um centro distribuidor de extrema importância para o Brasil. Além disso, é cortada pela BR-153, a conhecida Belém-Brasília, que atravessa o país ligando as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste ao Norte, e pela BR-242, que liga as regiões Leste e Oeste do país, passando pelo Centro-Oeste.

Gurupi ainda está no limite divisor de águas entre os Rios Araguaia e Tocantins, facilitando à logística através da hidrovia Araguaia-Tocantins, e abriga o Aeroporto Comandante Jacinto Nunes da Silva, que está sendo preparado para receber voos comerciais, interligando o município às grandes capitais do país.

Com sua localização estratégica e encontros de modais de transporte, a cidade está em ritmo de crescimento acelerado, sendo uma ótima opção para abrigar empresas de todos os segmentos que queiram crescer pelo Brasil e pelo mundo.

Autossuficiência em Energia e Traçado Privilegiado

Com sistema elétrico eficaz que atende a população e também às indústrias e às empresas, Gurupi faz parte de um Estado autossuficiente em energia elétrica, garantindo segurança, conforto e facilitando a realização de atividades e trabalhos produtivos. A cidade foi planejada com ruas e avenidas largas, aliviando e facilitando o trânsito.

Pontes de Concreto

As pontes de madeira da zona rural já foram substituídas por pontes de concreto para garantir segurança e constância nos acessos das regiões mais distantes, mesmo nos períodos chuvosos. As estradas vicinais também têm um trabalho de manutenção permanente, tornando a cidade um lugar preparado para receber novas empresas.

Parque Agroindustrial

Oferecendo um grande Parque Agroindustrial, com doação de áreas para novos investidores, incentivos fiscais e outras facilidades, Gurupi abriga grandes empresas e está preparada para receber novos empreendimentos como indústrias e distribuidoras, que já estão chegando para ampliar seus negócios na cidade, aproveitando a logística e os incentivos. A Prefeitura de Gurupi tem parceria com a RedeSIM e a Sala do Empreendedor, que facilita a criação de novas empresas.

Comércio

O comércio de Gurupi é pujante e está em constante crescimento, tanto que é o setor responsável por 70% da geração de novos empregos só no ano de 2021. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, a Capital da Amizade gerou um saldo positivo de 1.213 novos empregos formais, de janeiro a outubro de 2021. Deste quantitativo, o comércio foi responsável por 851 novas contratações.

A chegada de novos empreendimentos na cidade, como o Shopping Araguaia e o Atacadão Dia a Dia, entre outras grandes lojas e empresas, têm aquecido a economia, atraído novos empreendimentos e, consequentemente, fomentando novas frentes de trabalho.

Sistema de Produção Integrada

O município possui um Sistema de Produção Integrada (SPI), na área de carnes bovinas, que oferece novas oportunidades de mercado aos produtores da região e maior rentabilidade aos investidores, por meio do confinamento de bovinos, utilizando alta tecnologia e gerando grandes resultados. A indústria de carnes de Gurupi tem posição de destaque no ranking das exportações no Tocantins. Ela exporta para dezenas de países, gerando muitos empregos e impulsionando a economia do Município.

A cidade também realiza a Exposição Agropecuária de Gurupi, que serve como vitrine para os negócios e atividades do setor.

Agricultura Familiar Valorizada

A cidade conta com feiras exclusivas para a comercialização da produção agrícola. A venda é feita diretamente do produtor para o consumidor. A prefeitura disponibiliza assistência técnica e transporte adequado aos pequenos produtores. Não só para o transporte de produtos, como também para a locomoção dos próprios feirantes que vão para a feira confortavelmente.

Para modernizar e aumentar a produção agrícola, a Prefeitura também disponibiliza tratores, caminhões e ônibus. Todo esse maquinário é utilizado pelos agricultores familiares, sem nenhum custo para os trabalhadores rurais.

Grande Centro de Educação e Tecnologia

Com várias instituições de ensino, Gurupi está se transformando em um grande centro de educação e tecnologia. Hoje, já conta com a Universidade de Gurupi – UnirG, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Senac e Senai, além de outras instituições que estão chegando para deixar a população cada vez mais preparada para oportunidades de emprego nas novas empresas.

Inova Gurupi

A Prefeitura conta com o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, com o apoio das Instituições de Ensino Superior, de seus mestres e doutores, para produzir conhecimento e, assim, agilizar o desenvolvimento econômico e social da cidade. Incubadoras de empresas foram montadas nas universidades, apoiando pequenos novos empreendedores e estimulando as várias cadeias produtivas. É uma ação que também conta com o apoio do Sebrae.

Cultura

A Prefeitura incentiva e promove ainda o Arraiá da Amizade, alusivo às festas juninas. O tradicional Carnaval de Rua de Gurupi faz parte do roteiro de milhares de foliões do Brasil, trazendo bandas nacionais e regionais, além do desfile de blocos em sua programação. O município conta com uma rede hoteleira preparada para receber turistas de todo o país.

Perto da Ilha do Bananal – A Maior Ilha Fluvial do Mundo

Portal do Pantanal Tocantinense, Gurupi é cercada por rios, lagos, praias, florestas, campos e cerrados, que fazem da cidade um lugar belo e atrativo para turistas.
A Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta, fica entre os rios Araguaia e Javaé, e traz um ecossistema riquíssimo, totalmente protegido por dois grandes parques nacionais, sendo um deles, indígena.

Ao leste de Gurupi, no Rio Tocantins, está o Arquipélago do Tropeço, com 366 ilhas e praias que também atraem turistas de todo o Brasil.

Comments are closed.

Close Search Window