Cinco escolas da rede municipal de ensino receberão ainda as salas de Recursos Multifuncionais adaptadas para deficiente áudio visual. Em Gurupi quatro escolas já trabalham com essas salas adaptadas a cerca de cinco anos e agora nove escolas estarão equipadas para atender crianças com nessecidades especiais. Na novas unidades escolares são: Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, Escola Municipal Vila Nova, Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, Escola Municipal Antonio de Almeida Veras e Escola Municipal Antonio Lino de Sousa.

O Público Alvo são alunos com deficiência: impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; alunos com transtornos globais do desenvolvimento que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras, autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Pett, transtorno desintegrativo da infância, psicoses e e alunos com altas habilidades/superdotação: apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas do conhecimento humano, isolados ou combinados (intelectual, acadêmica, lideranças, psicomotora e criatividade).

Aulas
As aulas são ministradas em turnos diferentes em que o aluno esta matriculado, para que não atrapalhe os horários das aulas normais, e as atividades são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada aluno. Os alunos são atendidos duas vezes por semana, pela professora de AEE e uma vez com a Equipe itinerante da Equipe de Inclusão, que ainda conta com uma psicóloga e uma fonoaudióloga. “Em nossa escola o programa está alcançando sucesso, devido à interação do gestor, equipe escolar, equipe itinerante, professores de sala comum e professor de AEE e com a colaboração e apóio dos pais”, garante a diretora da Escola Odair Lucio que já possui há dois anos a sala de Recursos Multifuncionais.

A construção das Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Ensino contribui com a política de inclusão e tem como objetivo tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a permanência de todos os alunos, sem distinção social, cultural, étnica de gênero ou em razão de deficiência e características pessoais. “Esta Sala propicia o atendimento educacional especializado que visa subsidiar técnica e pedagogicamente a organização dos serviços de atendimento educacional que favoreça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do Ensino Regular”, enfatizou a Coordenadora do Programa de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação Gisele Ferreira dos Santos.

Equipamentos
As salas são constituídas de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos, pedagógicos e recursos de acessibilidade, organizados nas composições de Tipo I e Tipo II.

O Tipo I é constituído de Microcomputadores, Fones de Ouvidos, Scaner, Impressora Laser, Teclado com Colméia, Mouse com entrada para acionador, Lupa Eletrônica, Bandinha Rítmica, Dominó, Material Dourado, Esquema Corporal, Memória de Numerais, Tapete quebra-cabeças, Software para Comunicação Alternativa, Sacolão Criativo, Quebra-cabeças sobrepostos (Sequência Lógica), Dominó de animais em Língua de Sinais, Memória de Antônimos em língua de Sinais, Conjunto de Lupas Manuais, Dominó com Textura, Plano Inclinado (Estante para Leitura), Mesa Redonda, Cadeiras para computador, cadeiras para mesa redonda, Armário, Mesa para Computador, Mesa para Impressora e Quadro Melanínico.

O Tipo II, além de todos os equipamentos do Tipo I é complementado ainda com Impressora Braille, Maquina Braille, Reglete de Mesa, Punção, Sorobã, Guia de Assinatura, Globo Terrestre Adaptado, Kit de Desenho Geométrico Adaptado, Calculadora Sonora, Software para Produção de Desenhos Gráficos e Táteis.

Uma vez no ano Gurupi é sede dos encontros de capacitação, onde são discutidos políticas públicas da educação especial, marcos legais e estudos de como trabalhar com cada deficiência, o encontro reuni professores dos 21 municípios da área de abrangência, um professor de cada escola de Gurupi, tanto escolas municipais, estaduais e particulares e inclusive as APAES, e supervisores da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o Secretario da Educação os equipamentos oferecidos pelo SEESP já estão nas escolas e as construções das salas já iniciaram essa semana e o prazo para entrega é de até 30 dias.