A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Produção, realiza nesta sexta-feira (15/03) uma reunião com representantes que revendem pneus na cidade. O encontro será a partir das 9 horas, na gerência de Meio Ambiente, localizada na Secretaria de Produção (Rua 11 entre Goiás e Maranhão).

Foram convidados 14 representantes de empresas e o objetivo é que os pneus coletados em Gurupi sejam destinados de acordo com a Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, implementando o sistema de logística reversa. Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotadas pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Segundo o gerente de Meio Ambiente, Jandislau José Lui, será proposta a aquisição pelos fabricantes, de um triturador de pneus, para uso em emulsão asfáltica, a ser utilizada no asfalto de Gurupi ou venda já triturado. “Hoje os pneus são coletados pela Prefeitura e enviados para Brasília onde alimentam fornos”, afirmou Jandislau, ressaltando que a coleta e destinação adequada dos pneus também é uma importante estratégia no combate à dengue.