Com objetivo de ajudar a combater e prevenir incêndios de Gurupi, na tarde da última quarta-feira (21/08) foi instituída e equipada a primeira turma de brigadista do município, que vai atuar junto ao corpo de bombeiros, por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a entidade e a Prefeitura. Na ocasião foram entregues aos brigadistas os uniformes, abafadores, enxadas, foice, facão, bomba de costa, GPS, pinga fogo e a equipe deve contar também com apoio de um caminhão com capacidade de 10 mil litros de água já existente no Corpo de Bombeiros.

A equipe de brigadista é composta por 06 pessoas capacitadas com cursos teóricos e treinamentos práticos, realizados pelo Corpo de Bombeiros em parceria com o IBAMA, com uma carga horária de 40 horas/aulas. A brigada de combate à incêndio faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente e é integrada à Defesa Civil. A equipe é composta por funcionários efetivos da Prefeitura de Gurupi.

No decorrer dos ensinamentos os alunos aprenderam como combater incêndios ou qualquer incidentes que venham acontecer em decorrência de fogo, bem como manusear as ferramentas usadas em combates e prevenção, além dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Para o Capitão Nilton Rodrigues dos Santos, Comandante da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Gurupi, a parceria com a Prefeitura é bastante significativa, uma vez que a brigada atuará junto aos órgãos de defesa do meio ambiente dando o apoio e suporte necessário para ajudar a conter o grande índice de queimadas e focos de calor no município. “Essa parceria com a Prefeitura aconteceu em boa hora e com certeza ajudará a amenizar os focos de queimadas, levando à comunidade mais segurança e qualidade de vida. Há anos esperávamos por esta concretização, só agora chegou e será muito bem vinda a todos nós”, disse o comandante.

O prefeito Laurez Moreira foi representado pelo Chefe de Gabinete, Gutierres Torquato, que parabenizou os novos brigadistas e destacou a importância da brigada para o município. “Essa administração tem sim uma preocupação imensa em atender todas as áreas da nossa cidade com responsabilidade e transparência. Nosso desejo é levar benefício à toda comunidade”, ressaltou Gutierres.

Presente ao evento o Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias, destacou a importância da formação desta brigada. “Estes brigadistas atenderão um anseio da comunidade e, consequentemente, levarão mais segurança a todos. Nossa administração está sim imbuída em dar todo suporte necessário para o desenvolvimento do meio ambiente com responsabilidade, valorizando assim cada cidadão e cidadã”, disse o secretário.

A única mulher que faz parte da equipe da Brigada, Eliane Nunes, de 29 anos, disse estar bastante feliz por fazer parte deste projeto. “Estou muito satisfeita em fazer parte da primeira turma de brigadistas de Gurupi. Espero atender à altura as ocorrências, dando o devido suporte à comunidade atingida”, declarou Eliane.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara de Vereador de Gurupi, Cabo Carlos; e os secretários municipais de Comunicação, Núbio Brito, e do Idoso, Dida Moreira.

Mais informações

O Termo de Cooperação Técnica tem como missão principal à execução das ações que cria Formação da Brigada de Combate aos Incêndios Florestais, apoio técnico e cautelas de materiais no município durante a temporada de estiagem, compreendida entre os dias 15 de agosto e 15 de novembro, quando começa o período chuvoso no Estado. A equipe de Brigadista de Gurupi é coordenada pela bióloga Wilma Lúcia, coordenadora integrante da Defesa Civil do município.