Nesta quarta-feira (26/09) aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gurupi mais uma reunião para tratar de assuntos voltados para implantação da bacia leiteira da região sul. A reunião teve com pauta principal a implantação do laticínio Leites Piracanjuba em Gurupi.

Na oportunidade os produtores da abacia leiteira das 17 cidades que compõe a região sul do estado foram ouvidos bem como presidentes de sindicatos, associações de moradores, assentamentos, chacareiros, fazendeiros e dos seguimentos organizados voltados para assistência do agronegócio no campo.

Presente ao evento, o prefeito Laurez Moreira, destacou a importância da implantação da bacia leiteira na região e pontuou que Gurupi é uma cidade pólo da região sul, e que os demais municípios também serão favorecidos com implantação do laticínio na cidade. “Esperamos que de imediato essa implantação seja concluída em Gurupi. Ações como estas vão ajudar na renda orçamentária do município bem como na mão de obra por meio de empregos, sejam eles diretos ou indiretos”, disse o prefeito.

Já Luiz Magno de Carvalho, representante do Laticínio Leites Piracanjuba, afirmou estar bastante entusiasmado com o empenho por parte dos produtores de leite da região e ressaltou que o apoio da Prefeitura de Gurupi e da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente tem sido fundamental importância para a vinda da unidade processadora de leite para o município. “De imediato aqui em Gurupi terá apenas um tanque de resfriamento de leite e cada dois dias esse material será transportado para nossa fábrica em Goiás. Em seguida, quando o número de litros de leite da região alcançar uma totalidade de cerca de 70 mil litros/dia, será implantado o laticínio nesse município”, declarou Luiz Magno.

O secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias, agradeceu a presença de todos, principalmente, daqueles dos municípios mais longe de Gurupi que, não mediram esforços para comparecerem em todos os encontros. “Foram realizados vários encontros promovidos com todos os moradores e produtores de leite das cidades próximas, fruto disso é essa reunião com uma boa participação de pessoas. Agradeço ao prefeito Laurez Moreira e ao senhor Luiz Magno Carvalho, pela atenção que tem dado ao assunto. Queremos atuar em todos os meios para solucionar possíveis problemas que aparecerem, garantindo a implantação do Laticínio Piracanjuba em Gurupi”, afirmou o secretário, ressaltando que o funcionamento da empresa impulsiona a economia local e também dos demais municípios produtores.

Nemézio Luz, morador do Assentamento Penha, na região da Vila São Miguel Agropique, no município de Peixe, acredita que a implantação do laticínio em Gurupi será uma oportunidade de crescimento para todos. “O que realmente queremos é oportunidade de vender nossos produtos, mesmo começando em pequena escala, mas com demanda da procura, com certeza nós temos como dobrar a produção”, frisou o produtor.