Após um esforço concentrado do prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSB) e sua equipe, o município finalmente se habilitou para receber o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), restabelecendo as condições que havia perdido para celebrar novas parcerias com o governo federal.

A liberação aconteceu após a renegociação e financiamento da dívida previdenciária da Prefeitura de Gurupi, no valor de R$ 167.574.510,02, sendo R$ 140.782.340,39 referentes ao déficit nominal e atuarial junto ao GURUPI/PREV e R$ 26.792.169,63 referentes a dívida com o INSS.

O prefeito Laurez Moreira lembra que o município de Gurupi estava negativado no Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) desde 1° de maio de 2005, explicando que essa situação impedia o Executivo Municipal de receber repasses de emendas e convênios federais.

Desde que assumiu a administração, o prefeito Laurez vinha trabalhando com a Prefeitura inadimplente perante o CAUC e o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). Depois de algumas viagens à Brasília, o prefeito conseguiu, finalmente, sanar todas as exigências desses órgãos e renegociou o débito com o INSS e Gurupi/PREV, o que possibilitou a obtenção das certidões negativas exigidas pela União.

O prefeito Laurez enfatizou que foi preciso comprometer os recursos municipais para pagar a dívida, equilibrar as finanças, reduzir drasticamente os gastos com pessoal e até fazer reajustes em tarifas municipais. “O ministro (da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho) relatou nunca ter visto uma dívida tão alta entre municípios do interior do Brasil”, disse Laurez. Ele explicou que a renegociação resultou no parcelamento da dívida em 20 anos (240 meses) com pagamento de prestações no valor de R$ 898.050,23.

Para deixar de ficar negativada no Governo Federal, a Prefeitura comprometeu mais de 22% da renda do município. “Sabemos do sacrifício enorme que teremos de fazer, do comprometimento da receita, mas precisamos deixar o município de Gurupi em dia”, avaliou Laurez.