O setor cultural de Gurupi vive um novo tempo e já se vislumbra para o próximo ano, uma efervescência no fazer cultural na cidade, tendo o suporte da administração pública municipal. O primeiro passo para esse novo momento foi dado na tarde desta terça-feira (17/12), quando o prefeito Laurez Moreira (PSB), empossou os novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Gurupi. O Conselho é formado por um colegiado de 18 membros, entre efetivos e suplentes.

Foram empossados como representantes do poder público municipal Audimar Dionízio de Santana, Zenaide Dias da Costa e Zacarias Martins. Seus suplentes são: Simone Fátima de Oliveira, Valdemiro Gomes de Sousa e Antônio Moreira de Oliveira.

Representando a sociedade civil gurupiense tomaram posse no CMPC com os membros titulares: Celso Henrique Viegas, Heriberto Chaves Camilo, Fernando França Naves, Leomar Silva Pacheco e José Ribamar Alves dos Santos. Na suplência ficaram: João Paulo Maciel, Florisvaldo Porto de Oliveira, Cássia Moura Costa e Juviely Matias Moura.

As entidades constituídas também estão representadas no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gurupi com a posse das artistas Lucirez Maria Leitão do Amaral, Maria do Socorro de Souza Barros e Maria Aparecida Alves Barbosa.

Antes da posse, o prefeito Laurez Moreira conversou longamente com os novos conselheiros, ouvindo atentamente as revindicações da classe artística gurupiense para o setor cultural. Laurez se mostrou receptivo aos artistas e solicitou-lhe que lhes apresentem projetos e sugestões para incrementar o setor cultural na cidade. “São os projetos e sugestões de vocês que vão nortear nossas ações para a cultura. Mantenham sempre contato com a secretária de Cultura Zenaide Dias da Costa levando suas reivindicações e sugestões para que possamos viabilizar os projetos culturais que Gurupi tanto precisa”, afirmou o prefeito.

Já a secretária de Cultura do município, Zenaide Dias da Costa, fez um balanço positivo das ações desenvolvidas por sua pasta no decorrer deste ano, mesmo reconhecendo que as dificuldades encontradas foram muitas. “Gostaríamos de ter feito muito mais, porém, não foi possível devido as condições em que encontramos quando assumimos o cargo de secretária. Acredito que já em 2014, com o apoio do Conselho de Cultura e a boa vontade da administração do prefeito Laurez Moreira iremos fazer muito mais e o setor cultural da cidade finalmente terá o destaque e o reconhecimento que merece”, afirmou Zenaide.

Empossados os novos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, foi eleita a diretoria executiva do órgão que ficou assim constituída: Zenaide Dias da Costa (Presidente); Lucirez Maria Leitão do Amaral (Vice-Presidente) e Zacarias Martins (Secretário).

Prestigiaram a solenidade de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gurupi os vereadores Lêca Brito, Ataídes Salgado e Marilis Fernandes.