Gurupi sedia nesta segunda-feira (24/03) uma etapa do projeto “Caminhos do Cuidado – formação em saúde mental álcool e droga”, realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O curso está sendo ministrado nesta segunda, até às 17 horas, na sala 33 do Campus I do Centro Universitário de Gurupi, e é direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem cadastrados na atenção básica do município.

O projeto visa passar informações sobre crack, álcool e outras drogas; além de apropriar-se do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental

com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas; discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas; ampliar a caixa de ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.

De acordo com a supervisora do projeto na região Sul do Estado, Núbia Dias, em Gurupi são cinco turmas e o projeto deve atender cerca de 200 Agentes Comunitários de Saúde, com carga horária de 60 horas com aulas hoje e também no próximo dia 31 de março com alunos de Gurupi, Cariri e Sucupira. “Nesta capacitação os Agentes Comunitários de Saúde vão aprender como lidar com pessoas envolvidas com drogas e álcool, como abordar e acolher estes indivíduos, além de receberem informações de como falar, ouvir e para onde encaminhar estas pessoas”, afirmou Núbia.