Após um trabalho intensivo de combate ao Aedes Aegypti em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde comemora uma redução no índice de infestação da dengue, comparado aos números do ano passado. Os dados foram repassados essa semana pela Coordenação de Vetoriais que mesmo com a redução, não diminuiu a atenção de combate ao mosquito.

Segundo as informações repassadas pela Saúde do município, em janeiro houve uma redução drástica nos casos confirmados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que em 2013 foram 231 casos confirmados, para nenhum caso no mesmo período deste ano. O número de casos suspeitos notificados caiu de 273 em janeiro de 2013, para 20 casos este ano.

“Essa diminuição é resultado de atividades conjuntas que a Prefeitura vem realizando desde janeiro de 2013 com ações educativas nas escolas e bairros, realizadas em parceria por várias secretarias municipais”, afirmou o prefeito Laurez Moreira, ressaltando que a mesma redução foi registrada no mês de fevereiro deste ano, onde o número de casos confirmados também foi zero, sendo que em fevereiro do ano passado foram confirmados 312 casos, para 412 notificações de suspeita.

Além disso, outras atividades que contribuem para a redução dos casos de dengue foram realizadas com ênfase e responsabilidade pela Prefeitura de Gurupi, como coleta de lixo e entulhos sempre contando com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sueli Aguiar, todas essas ações foram importantíssimas para Gurupi alcançar essa situação. A secretária disse ainda que a contribuição e conscientização da população também foram decisivas para a redução nos índices em Gurupi.

O prefeito Laurez Moreira parabenizou todos os profissionais envolvidos nas campanhas para evitar a dengue em Gurupi. ” Estamos mostrado que é possível reduzir a dengue com um trabalho de prevenção e os resultados estão aí, para todos. Mas é importante que todos continuem empenhados para mantermos esses índices e deixar a dengue fora da vida dos gurupienses”, enfatizou o prefeito.

Antônio Rodrigues / Secom Gurupi