Buscar mecanismos que possibilitem a revitalização da Sub-bacia do Rio Gurupi e apoio institucional para a criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, foi a pauta discutida na manhã desta sexta-feira (25) durante reunião na Prefeitura de Gurupi que contou com a participação do coordenador de apoio a Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Murilo Marcolini.

De acordo com Murilo Marcolini, brevemente haverá eleições, realizadas em assembleias setoriais específicas para os usuários de água, sociedade civil e poder público. Nas assembleias serão eleitos os representantes de cada segmento no Comitê, e depois haverá uma reunião entre esse grupo de representantes para eles escolherem quem fará parte da diretoria do Comitê.

A iniciativa começa a se consolidar a partir de uma parceria que envolve o Governo do Estado, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento, a Fundação Centro Universitário Unirg, bem como, os campus de Gurupi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O secretário de Produção e Desenvolvimento de Gurupi, Pedro Dias considerou ser essa uma das ações das mais importantes da administração municipal, lembrando que resgata um compromisso de campanha de Laurez Moreira quando ele ainda era candidato a prefeito de Gurupi. “Essa ação está contemplada no Plano de Governo da Administração Municipal e demonstra a preocupação do prefeito Laurez Moreira em dar uma atenção especial às questões do meio ambiente”, afirmou o secretário.

Já o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura e Gurupi, anunciou que o projeto terá atuação junto aos oito municípios da bacia hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza visando a formação do comitê de Bacias, com solicitação da Prefeitural de Gurupi em articulação com os municípios de Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã.

REVITALIZAÇÃO
O presidente da Fundação Unirg, professor Sávio Barbalho, explicou que o projeto que trata da revitalização de Sub-bacia e criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza está de acordo com as prioridades da Política Estadual de Recursos Hídricos e que contribui com a consolidação da política pública referente ao apoio a planos, projetos e pesquisas que visem o desenvolvimento, a conservação, o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos.

Barbalho lembrou ainda que a Política Estadual de Recursos Hídricos preconiza diretrizes para a gestão dos recursos hídricos no Estado em atenção a Política Nacional, visando assegurar as disponibilidades hídricas em quantidade e qualidade para seu uso racional e sustentável.

Um dos passos importantes dessa política, de acordo com o presidente da Unirg, é a formação de comitê de bacias hidrográficas. Para tanto a Fundação Centro Universitário UnirG será executora do projeto juntamente com sua rede de parcerias locais, intermunicipais e regionais, resultando também em proposições ao executivo e legislativo relativas a implementação de políticas públicas visando a gestão ambiental integrada oportunizando a mais eficiente gestão e provimento de ICMS ecológico – serviços ambientais hidrológicos.

Finalizando, Sávio Barbalho reforçou a necessidade de envolvimento do Estado, municípios e da sociedade civil organizada nas responsabilizações ligadas a política pública de recursos hídricos.

PARTICIPAÇÕES
Participaram da reunião, além do secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura Gurupi, Gutierres Torquato, e do coordenador de apoio a Gestão de Recursos Hídricos, Murilo Marcolini, o presidente da Fundação Unirg Sávio Barbalho, os secretários municipais Pedro Dias (Produção e Desenvolvimento), Sueli Aguiar (Saúde), João Queiroz (Planejamento e Finanças), Dida Moreira (Idoso), Dolores Nunes (Vice-Prefeita e secretária de Desenvolvimento Social), Eurípedes Fernandes (Educação), Zenaide Dias da Costa (Cultura) e o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Professor Cabo Carlos, dentre outros.