O serviço de recuperação asfáltica na Avenida Goiás, a principal via de Gurupi, começou a ser feito na manhã da sexta-feira (16). Nessa primeira etapa do serviço,um trecho de 700 metros da avenida, da saída sul, com direção ao centro da cidade, está sendo recuperado.

O encarregado pela obra, José Amaral, afirmou que o serviço deve ficar pronto em um prazo de até 15 dias. “É um trabalho delicado e de qualidade. Na verdade é um serviço de reciclagem asfáltica. Com uma máquina de reciclagem, o asfalto é triturado, onde se faz uma mistura com cimento, e ai sim terá uma nova capa asfáltica” , esclareceu Amaral. Ele também garantiu que o processo dá mais resistência e aumenta a camada asfáltica da via em pelo menos 20 centímetros.

Para garantir a qualidade do trabalho, uma empresa terceirizada esta fazendo a inspeção da obra. O fiscal Santiago de Azevedo acompanha tudo de perto. Segundo ele, uma obra como essa da Avenida Goiás onde passa muitos veículos pesados, precisa ter um acompanhamento minucioso.

A notícia da recuperação deixou animado o autônomo Sebastião Gomes da Silva, de 59 anos. Morador de Gurupi há 34 anos, ele disse que a comunidade ganha com isso, já que o asfalto era antigo e estava muito danificado. Com a execução desse serviço, Silva acredita que Gurupi passará a contar com com ruas e avenidas tendo asfalto de mais qualidade.

O prefeito Laurez Moreira destacou a parceria entre a Prefeitura de Gurupi e o Governo Estadual, por meio do programa Pró-Município, bem como, o Governo Federal, lembrando que é graças a essa parceria que a cidade se transformou num verdadeiro canteiro de obras. Laurez falou ainda da sua firme determinação de levar o asfalto para aquelas localidades que ainda não receberam esse benefício, bem como, recuperar toda a malha asfáltica da cidade, que é antiga.

O secretário de infraestrutura de Gurupi Gerson José de Oliveira, esclareceu que a a Administração Municipal está dando total apoio aos trabalhos, ressaltando, também, a parceria entre os órgãos governamentais para levar mais benefícios à população gurupiense. Já foram disponibilizadas placas de sinalização que estão sendo usadas para que o trânsito seja controlado e que não traga transtorno para quem passa por aquele trecho da Avenida Goiás.

A Avenida Goiás é considerada continuação da BR 242, por isso o serviço é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte o DNIT. O Encarregado do serviço garantiu que os serviços da Avenida Goiás e a Rua 13 devem ser concluídos em até 60 dias.

Texto: Clifton Morais/Secom

Fotos: Jeeferson Ferrari/Secom