O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), participou, na manhã desta terça-feira (20), da abertura oficial do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, na Casa de Eventos Máskara, onde um público expressivo e várias autoridades prestigiaram o acontecimento.

Em seu pronunciamento Laurez destacou a firme determinação de sua administração em buscar todos os mecanismos possíveis para que, até o próximo ano, estejam concluídas todas as instalações do Campus I do Centro Universitário Unirg, atendendo assim, a uma justa e oportuna reivindicação não só da comunidade acadêmica, mas, também, dos moradores da cidade.

Laurez também destacou a importância da academia para o fomento da economia regional e reafirmou que Gurupi já vive um novo tempo, principalmente, de modernidade e que a cidade testemunha a efervescência do progresso, com a chegada de novos e importantes empreendimentos. Citou como exemplos a inauguração do Polo de Cargas da Ferrovia Norte/Sul e a parceria com os governos federal e estadual que está propiciando a recuperação da malha viária da cidade, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

Dentro da programação de abertura oficial do V Congresso Científico, foi exibido um vídeo-documentário produzido pelos alunos do 5° período do Curso de Jornalismo e que faz uma abordagem histórica dos últimos quatro Congressos Científicos. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional “Gurupi – O Portal do pantanal Tocantinense”, produzido pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Gurupi, onde são divulgadas as potencialidades econômicas, sociais e turística da região.

Outra atração foi a apresentação da Orquestra Jovem de Cordas, composta por alunos da rede pública de ensino e que participam do projeto Ciranda das Artes, da Casa de Cultura da Unirg. A orquestra é regida pelo professor de música Jhonata Araújo e conta com 35 componentes. O estilo das músicas varia desde o popular ao clássico.

Reunindo pesquisadores de Brasília, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins e tendo como tema Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado, o V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, prossegue até quinta-feira (22), com uma vasta programação como palestras, mesas temáticas, minicursos, colóquio e exposição de trabalhos científicos.

Mais de duas mil inscrições foram registradas até agora no V Congresso Científico e segundo a organização do evento, a expectativa de público gira em torno de 3.000 pessoas, além dos visitantes e de alunos das escolas de Gurupi e região.

PRESENÇAS

Dentre as autoridades presentes na abertura oficial do evento, além do prefeito de Gurupi, estavam a deputada estadual Josi Nunes (PMDB), o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Professor Cabo Carlos, os secretários municipais Eurípedes Fernandes da Cunha (Educação) e Pedro Dias Correia (Produção e Desenvolvimento), bem como, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, a presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Rise Rank, a presidente do Congresso, Karin Collier, o presidente de honra do Congresso, Nelson Ogawa, o vice-reitor, Victor de Oliveira e o pró-reitor de Graduação e Extensão, Jean Carlo Ribeiro.

Zacarias Martins/Secom