Na manhã de quarta-feira (20) o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) esteve em reunião com o reitor do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na cidade, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, com o presidente da fundação UnirG, Sávio Barbalho, professores, além de representantes do Sebrae e com o secretário executivo da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcos Jair e o secretário de Produção e Desenvolvimento de Gurupi. Pedro Dias.

Na ocasião foi apresentado pelo professor Augusto Rezende um projeto elaborado pelo município para a criação e implantação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi batizado com a denominação deInovaGurupi.

O secretário Pedro Dias destaca que o InovaGurupi é uma estratégia indutora do desenvolvimento econômico e social no âmbito local e regional do Sul do Estado do Tocantins, tendo por metas a criação de ambiente com infraestrutura científico-tecnológica e econômica a partir das condições locais que garantam a atratividade e retenção capacidades humanas, bem como, promover o desenvolvimento econômico e social por meio do empreendedorismo nas mico e Pequenas empresas.

Segundo Pedro Dias, a iniciativa vai propiciar a competitividade e a inovação nas empresas do município de Gurupi, além de criar novos mecanismos de exploração da riqueza natural e biodiversidade, de forma sustentável para promover o desenvolvimento regional.

“O InovaGurupi busca consolidar os espaços existentes de oportunidades regionais como polo educacional, estruturas relacionadas à geração de empreendimentos inovadores e facilidade para captação de recursos externos por estar situado na região da Amazônia Legal e Biomas do Cerrado”, afirmou o secretário, informando, ainda que será feito o mapeamento do potencial endógeno regional a fim de fortalecer as cadeias produtivas por meio de projetos inovadores.

Já o prefeito Laurez Moreira disse que a administração municipal, por meio do InovaGurupi, vai articular parcerias estratégicas nacionais e regionais para apoiar o funcionamento da Incubadora de Base Biotecnológica existente no Campus da UFT e que foi consolidada graças a recursos financeiros de emenda parlamentar quando ele ainda era deputado federal. O projeto também abrangeria a Incubadora de Empresas do Centro Universitário Unirg.

Laurez também enfatizou sua firme determinação em articular ações estruturantes para a implantação do Parque Tecnológico de Gurupi, vez que a cidade se destaca como polo regional de ensino universitário, lembrando que pesquisas feitas com base em informações do INEP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa, descobriu-se que para cada 330 habitantes de Gurupi, a cidade conta com um Mestre ou Doutor. “Enquanto que a média nacional é de um Doutor para cada 5.423 Habitantes, em Gurupi, temos 1 para cada 655 pessoas”, comemora o prefeito.

Mesmo ainda não tendo saído do papel o projeto InovaGurupi já foi premiado como o melhor do estado pelo Sebrae, na categoria Inovação. E agora vai concorrer em Brasília com projetos nacionais do mesmo tipo. Ainda neste ano, o prefeito Laurez recebeu o prêmio de Prefeito Empreendedor, outorgado pelo Sebrae Tocantins.

Zacarias Martins e Cíntia Ribeiro/Secom