A localização privilegiada de Gurupi, aliada às facilidades de logística e o apoio instrucional dos governos federal, estadual e municipal têm despertado a atenção de investidores ligados ao setor de piscicultura.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), destaca que a produção de pescado tem aumentado muito nos últimos anos, sendo, atualmente, o setor de produção de alimentos de maior crescimento no mundo, por isso, determinou a elaboração doPlano Municipal de Pesca e Aquicultura de Gurupi, com o objetivo de estimular o envolvimento dos usuários diretos dos recursos pesqueiros através de uma gestão participativa e com o auxílio das comunidades do entorno do município.

De acordo com o prefeito, por meio do Plano Municipal de Pesca e Aquicultura, o município se propõe a desenvolver mecanismos, programar e implementar na região ações que incentivem não só a criação de peixes, como também desperte na comunidade o interesse de se produzir mais e com mais qualidade. E nesse contexto a Prefeitura disponibilizou uma área no Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG), para que a Associação dos Piscicultores da Região Sul do Estado do Tocantins (APIRES) possa instalar o primeiro abatedouro de peixes.

O presidente da APIRES, Juarilson Azevedo, informou que o empreendimento quando estiver em pleno funcionamento, terá capacidade para processar 800 toneladas de peixe por dia e que os piscicultores da região estão com foco na exportação.

Para conhecer melhor essa iniciativa, o Vice-Governador do Tocantins, Tom Lyra esteve em visita oficial a Gurupi, nesta terça-feira (15), tendo sido recebido pelo prefeito Laurez Moreira e seu secretariado.

O Vice-Governador disse que estava muito otimista com a instalação desse abatedouro de peixes na cidade e se colocou à disposição para ser parceiro da Prefeitura de Gurupi na busca de investimentos que possam propiciar a geração de novas frentes de emprego e renda no município.

O prefeito Laurez agradeceu o apoio do Vice-Governador e aproveitou, também para mostrar importantes conquistas da comunidade gurupiense, como a recuperação asfáltica de ruas e avenidas da cidade, feita em parceria com o Governo do Estado, bem como, uma outra frente de trabalho sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Laurez destacou ainda, a construção de mais de 1.500 casas populares já entregues à população gurupiense, sendo que outras 700 unidades habitacionais estão para serem concluídas. O Vice-Governador também esteve no Campus da Universidade federal do Tocantins em Gurupi (UFT), onde conheceu a Incubadora de Empresas de Base Biotecnológica instalada com verbas de emenda parlamentar da época em que Laurez era Deputado Federal.

PESQUISAS

O secretário municipal de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias, informou que a administração municipal de Gurupi está buscando viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da piscicultura em benefício da sociedade, além de oportunizar a configuração de um sistema de produção tendo como princípio a interface entre gestão, rastreabilidade e bem estar animal, bem como, estimular a produção em cativeiro de peixes e ordenar a pesca de forma a equilibrar a captura das espécies nativas. (Zacarias Martins/Secom)