Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município de Gurupi vão receber novo piso salarial no valor de R$ 1.014,00, mais adicional de insalubridade. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (17) pelo prefeito Laurez Moreira, que recebeu em seu gabinete um grupo desses profissionais da saúde. Na oportunidade, Laurez assinou o Projeto de Lei que que será encaminhado à Câmara de Vereadores.

“Tão logo os vereadores aprovem este Projeto de Lei, nós vamos sancioná-lo imediatamente, por se tratar de um reconhecimento ao importante trabalho desempenhado por esse pessoal da saúde”, afirmou o prefeito.

Laurez também disse que o novo piso salarial vai valorizar ainda mais os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias, ressaltando que a medida vai impactar diretamente na melhoria da saúde pública gurupiense, já que esses profissionais lidam diretamente com o cidadão em um trabalho de atenção básica e medicina preventiva.

CONQUISTAS
Trabalhando como Agente Comunitário de Saúde há mais de 14 anos, Izabel Gomes de Aguiar disse que ficou muito feliz com a notícia do aumento salarial, que segundo ela, era esperado por muito tempo Já a Márcia de Souza Castro, que atua como Agente Comunitário de Endemias, o aumento nos vencimentos salariais é uma grande conquista da classe que a partir de agora se sente mais valorizada.

Atualmente, o salário base dos agentes de saúde e de combate a endemias varia entre R$ 797,56, para os estatutários e R$ 753,06 para os contratados. Com a aprovação do Projeto de Lei eles passarão a receber R$ 1.014,00 para uma carga horária de trabalho de 40 horas semanal.

A secretária de Saúde de Gurupi, Sueli Aguiar afirmou que a sua secretaria, por meio desses servidores vem desenvolvendo um fantástico trabalho junto à população gurupiense, porém, ressaltou que para que haja um trabalho com mais qualidade e excelência se faz necessário o aumento do quantitativo de agentes, considerando ainda que a população de Gurupi necessita de atenção maior no período das chuvas, onde o aumento de casos de dengue pode ser preocupante se não houver, por parte do Poder Público, uma ação preventiva para essa finalidade. (Zacarias Martins/Secom)

Confira mais fotos desta notícia clicando aqui.