Em outubro deste ano, a empregabilidade no município de Gurupi, mais uma vez teve saldo positivo. Os dados são do setor de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), disse que as várias obras que estão sendo executadas na cidade serviram para impulsionar a geração de novas frentes de emprego formal, principalmente na construção civil. “São obras ligadas ao poder público como a construção de moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida, o Hospital Geral de Gurupi, revitalização, reforma e ampliação de escolas e unidades de saúde, dentre outros”, destacou o prefeito.

Laurez também citou como fator preponderante para a geração de novas oportunidades de emprego na cidade, a política de atrativos e incentivos colocada em prática pela administração municipal e que possibilitaram a vinda de novas empresas para Gurupi e outras que ampliaram seus negócios. “A rede hoteleira é um setor que está em franca expansão. Recentemente foi inaugurado um novo hotel e outros quatro estão em construção. O setor de serviços também apresentou acentuada melhora”, afirma Laurez.

Buscando preparar a mão-de-obra existente no município e assim poder atender as demandas exigidas pelo mercado empregador, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fez parceria com o Senai e o Senac na realização de vários cursos profissionalizantes, tendo sido capacitadas até o momento, mais de três mil pessoas.

POSITIVIDADE

O prefeito Laurez disse ainda que está comemorando o fato da cidade de Gurupi ter conquistado o segundo melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, do Tocantins, tendo atrás somente de Paraíso do Tocantins. “Esses dados demostram os resultados do trabalho sério que implementamos na Prefeitura de Gurupi desde o início da nossa gestão e que somente agora estão surgindo, comprovando, dessa maneira, que estamos no caminho certo e a população gurupiense é a maior beneficiária dessas conquistas”, destacou Laurez.

A educação, em seus diversos níveis também é destaque, como aponta o Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. (Zacarias Martins/Secom)