Dentro da movimentada programação dos 56 anos de emancipação política de Gurupi, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma programação especial para o público gurupiense com a apresentação de vários shows.

Na noite desta quinta-feira (13), a grande atração artística que subiu ao palco montado na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, foi o cantor católico Antônio Cardoso, cujo show atraiu um expressivo público que foi prestigiar o acontecimento.

Antônio Cardoso já se apresentou em mais de 2.500 cidades brasileiras, especializou-se em produzir canções e mensagens que abordam o tema família. O cantor destaca que procura transformar suas apresentações em uma celebração de amor de pais e filhos.

Antes do show de Antônio Cardoso, aconteceu a apresentação da banda Ministério Renascer, formada por músicos da Capela São José.

A prefeita em exercício de Gurupi, Dolores Nunes disse que ficou encantada com a apresentação de Antônio Cardoso que, em suas canções, levou mensagem de fé, de esperança, de amor e de harmonia na família. “É sem dúvida um grande talento da música católica brasileira e que Deus tem usado como um grande evangelizador para levar aos povos mensagens tão inspiradoras”, destacou Dolores.

Já a secretária de Cultura, professora Zenaide Dias da Costa, agradeceu ao prefeito Laurez Moreira pela oportunidade de ajudar a administração pública de Gurupi a realizar esse evento. “Mais que um show, tivemos o privilégio de presenciar um momento de oração e de congraçamento que deixaram o público presente maravilhado”, afirmou Zenaide, que também aproveitou a oportunidade para agradecer ao padre Marcos Aurélio Ramalho Alves pela parceria que se concretizou no sucesso dessa realização.

Zenaide também agradeceu a importante atuação da Juventude Católica, aos padres Marcos, Vanderlan e Valdemi, bem como ao diácono Adão, que também compareceram ao evento.

Quem também prestigiou o acontecimento foi a deputada federal eleita Josi Nunes (PMDB), que aproveitou para parabenizar o povo gurupiense pela passagem dos 56 anos de emancipação político. “Parabéns, Gurupi. Eu amo esta cidade de paixão”, enfatizou a deputada.

SOBRE O CANTOR

Antônio Cardosoé baiano, natural de Miguel Calmon. Em 1975 chegou em São Paulo como milhões de nordestinos com um sonho na cabeça e muitos desafios pela frente. A música lhe acompanha desde pequeno. Seu pai fazia parte de uma pequena filarmônica no interior da Bahia e foi ele quem lhe ensinou os primeiros acordes. Não foi difícil se ambientar numa cidade como S. Paulo. Ali ele conheceu o Pe. Zezinho, as Irmãs Paulinas e tantos outros que são a sua retaguarda missionária.

O primeiro disco foi um compacto duplo com canções que falavam dos problemas das crianças (DIREITOS DO MENINO). Eram quatro canções especialmente escritas para o ano internacional da criança (1979). Em 1980, o primeiro LP chamava-se MIGRANTE – um disco que retratava a sua trajetória e a de milhões de brasileiros que migravam em busca de realizar os seus sonhos. Em 1982, o 2o LP se chamava HISTÓRIAS DA GENTE com canções sobre as questões educacionais no Brasil. Era um disco marcado pelo momento histórico que o nosso país vivia naquele instante. Em 1983, veio o LP TEIMOSIA com canções latino-americanas.

De 1984 até 1989 houve uma interrupção nas gravações, mas, foi também neste período que o Antônio Cardoso intensificou suas viagens pelo Brasil. Só neste período ele realizou mais de 600 shows em todo território brasileiro; nas escolas, nas igrejas e com as pastorais. Também neste período, alguns jornalistas o identificaram muito mais como um repórter de sua época e de seu tempo do que simplesmente um artista que chega para representar. Para o Cardoso, é impossível para alguém que contatou tantas culturas e tantas realidades diferentes não transparecer isso no seu trabalho musical.

Após um período sem gravações, veio a canção AMIGO DE FÉ que logo o devolveu para o registro já no período dos CDs.

Em 1989 veio o CD ANTONIO CARDOSO com uma sequência de gravações que deram continuidade a sua obra com a participação de Pe. Zezinho como no CD APRENDIZ que participou como produtor e logo revelou uma canção de sua autoria para todo Brasil chamada IGUAIS, cantada também por várias igrejas cristãs. O CD JUNTOS veio logo em seguida com a canção PAIS APAIXONADOS, O CD QUANDO SE VIVE UM GRANDE AMOR cantando junto com o Pe. Zezinho a canção ACONCHEGO, o CD DIANTE DE TI que deu título ao seu principal projeto ( O AMOR TORNA TUDO NOVO), canção interpretada com o Moacir Franco, o CD AMOR DE PAI que se tornou um marco em sua trajetória com reflexões sobre a importância da figura do PAI no processo educativo dos filhos. Em agosto de 2010 chegou nas lojas o mais novo CD lançado pela gravadora Paulinas/COMEP (PEDE UM AMOR ÀS ESTRELAS). Seus shows falando de família têm lotado estádios e quadras de esportes por onde ele passa. (Zacarias Martins/Secom)

Confira mais fotos desta notícia aqui.