O Município de Gurupi recebe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República nesta quinta-feira (26), um Caminhão de Combate à Incêndio de Aeródromo (CCI), para o aeroporto Comandante Jacinto Nunes da Silva. O evento acontece ás 8h30 na sede da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Gurupi e contará com representantes do Governo Federal e autoridades locais.

Investimento

O investimento no caminhão é de R$ 1.092.220,00 (um milhão, noventa e dois mil e duzentos e vinte reais) e faz parte das melhorias que acontecerão nos aeroportos do interior do país. A ideia é descentralizar a aviação das capitais e melhorar os terminais do interior do Brasil, garantindo que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto capaz de receber voo regular.

Mais segurança

Esse caminhão é do modelo AC4, ano 2014, marca Scania e tem a capacidade de armazenar 3 mil litros de água, 400 litros de espuma, 200 kg de pó químico e 120 litros de nitrogênio. A chegada deste veículo vai possibilitar maior segurança no aeroporto e a possibilidade de operações de linhas regulares na cidade.

Potencial

O Aeroporto Gurupi está entre os 100 aeroportos regionais do Brasil com maior potencial de desenvolvimento. O levantamento foi divulgado durante a abertura da Airport Infra Expo & Aviation Expo, que aconteceu em São Paulo.

No estudo apenas dois aeroportos tocantinenses foram considerados: Gurupi e Araguaína. Feito pela empresa de consultoria Urban Systems, o “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento” teve como base os complexos aeroportuários que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos do Governo Federal, que prevê investimentos superiores a R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais. (Rafael Chaves / Secom Gurupi)