Isolamento viral comprova que não existe vírus da doença circulando no município

Resultado de isolamento viral realizado pelo laboratório LACEN, em 12 amostras coletadas, comprova que Gurupi está livre da dengue. O exame revela que não existe vírus soropositivo do mosquito circulando no Município. Outro fator que confirma o laudo do LACEN é o resultado do Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (Lira) realizado pela Secretaria da Saúde de Gurupi. O índice que mede a infestação do mosquito Aedes Aegypti (Lira), teve resultado inferior a 0,2%.

“Esta é uma grande vitória que estamos comemorando hoje, em função de um arsenal de medidas e ações que realizamos para barrar os altos índices da doença que encontramos quando assumimos a administração de Gurupi” – revela o prefeito Laurez Moreira.

Ações e medidas

De acordo com a secretária da Saúde de Gurupi, Suely Aguiar, para chegar a esse resultado favorável, a prefeitura realizou ações programadas, contínuas de manejo em todas as residências da cidade, terrenos baldios, galpões, borracharias e comércio, além de ações educativas e de melhoria nas condições de trabalho para os agentes que cuidam da endemia.

“Desde o mês de agosto do ano passado que os agentes de saúde e de endemias recebem o teto salarial da categoria (R$ 1.014) e insalubridade. Todos trabalham com equipamentos de proteção individual e boas condições de execução das tarefas” – acrescenta Suely Aguiar.

Vigilância

Para a assessora de controle vetorial da Secretaria da Saúde de Gurupi, Danyella de Araújo Xavier, agora que o município conseguiu essa conquista ímpar no Estado, a vigilância tem que ser mantida.

“É imprescindível que a população continue atenta, eliminando água parada, cuidando dos quintais, para mantermos nossa cidade livre desta doença que já vitimou tantos tocantinenses” – alerta a técnica.

Sobre os 10 casos da doença registrados neste ano, Danyella esclarece que foram contraídos em outros municípios. “As pessoas circulam e vão a outras cidades aonde existem vírus soropositivos circulando e contraem a doença, no entanto, a desenvolve em local distinto da contaminação”. Informa a assessora.