Em visita a Gurupi nesta terça-feira (30), o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, conheceram algumas potencialidades de Gurupi. Acompanhado do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), o ministro e o governador conheceram o Centro de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Divina, que conta com uma estrutura de referência para o Estado, o trabalho desenvolvimento na educação e os investimentos feitos na gestão Laurez Moreira.

“É uma alegria grande receber o nosso governador e o ministro Mangabeira. Gurupi mostra mais uma vez a sua importância para o desenvolvimento do Norte do Brasil”, afirmou o prefeito de Gurupi. Na visita ao CEMEI, as autoridades foram homenageadas pelas crianças da creche e professores.

Potencialidades

No Paço Municipal, Laurez Moreira apresentou ao ministro e ao governador as potencialidades de Gurupi e da região Sul do Tocantins, bem como o trabalho desenvolvimento em sua gestão, a força do comércio e do turismo e a ferrovia Norte-Sul.

Centro logístico

O prefeito destacou a localização privilegiada da cidade e pediu ao ministro que o Governo Federal conclua o trecho da BR-242 que passa por dentro da Ilha do Bananal, ligando os estados de Mato Grosso e Tocantins. “Sabemos que Gurupi é um centro logístico e a construção dessa rodovia contribuiria para o escoamento da produção e o desenvolvimento regional”, completou Laurez Moreira.

“Nessa região brilha o dinamismo da maneira mais pura do Brasil. Temos que aproveitar as vantagens logísticas que Gurupi e o Tocantins têm, aqui é o coração logístico do país e é muito importante à construção dessa rodovia na Ilha do Bananal”, comentou o ministro Mangabeira Unger.

Ciência, tecnologia e empreendedorismo

Outro local visitado pela comitiva foi a Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na oportunidade foi apresentado o projeto Inova Gurupi, vencedor da etapa nacional do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, além da futura construção do Parque Tecnológico de Gurupi e os investimentos na ciência, tecnologia e empreendedorismo.

“A presença do ministro é um privilégio para nós todos. Ele está com os olhos voltados para atrair projetos de grande porte para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. E o Tocantins é um estado que pode oferecer muito”, frisou o governador Marcelo Miranda.

O ministro Mangabeira lembrou que é preciso investir no novo modelo de industrialização. “Precisamos qualificar a agropecuária, investir na industrialização, principalmente dos produtos agropecuários e da biotecnologia. O Inova Gurupi é um exemplo disso”, destacou Mangabeira que conheceu toda a estrutura da Incubadora da UFT. (Rafael Chaves / Secom Gurupi)