A Valec publicou no Diário Oficial da União, o aviso de licitação, do tipo maior oferta, visando à concessão de uso de área no lote único do Terminal de Cargas de Gurupi da Ferrovia Norte-Sul, localizado em Gurupi. As propostas serão recebidas no dia 21 de outubro deste ano, na sede da Valec, em Brasília.

A solicitação para a publicação do edital foi feita pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, no início deste mês, em audiência com o Diretor de Operações da Valec, Bento Lima.

“Sabemos da importância da ferrovia para o desenvolvimento econômico, Gurupi é a cidade mais central do Brasil, está à beira da maior rodovia brasileira, a BR 153, é cortada pela BR 242, está próxima dos rios Araguaia-Tocantins e aqui se concentram muitos investimentos”, frisou o prefeito de Gurupi.

Desenvolvimento econômico

A Norte-Sul é um dos mais importantes eixos ferroviários criado para ampliar a capacidade de logística e escoamento da produção de mercadorias no país. São mais de 1.500 quilômetros de trilhos que vai de Açailândia, no Maranhão, passando pelo Tocantins e indo até Anápolis, em Goiás.

“Com a construção do nosso Polo de Cargas, mais empresas se instalarão no Município, o que vai representar geração de emprego e renda para Gurupi”, assegurou Laurez Moreira. (Rafael Chaves / Secom Gurupi)