A zona rural de Gurupi conta hoje com uma nova realidade de estrutura. Pontes de madeira estão sendo substituídas por pontes de concreto há cinco anos. As pontes de madeira, que traziam insegurança e por vezes caíam durante fortes chuvas, são coisas do passado. O transporte escolar ficou mais seguro e mais ágil.

Com as feiras do produtor acontecendo três vezes durante a semana na cidade, a facilidade de escoamento se tornou prioridade. O ônibus gratuito, a troca das pontes, a cessão de maquinário para produção e a manutenção das estradas estão entre as principais ações.

Pontes de concreto construídas, como: a Barroquinha, Rio Gurupi (duas pontes), Cabeceira Grande e Bananal deram nova vida à rotina dos agricultores. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Infraestrutura, também fez o levantamento social e ambiental completo para construir outras 26 pontes, em convênio com o Estado. Dessas, 12 já foram concluídas, 2 estão em conclusão e 12 em obras.

Planejamento

O Prefeito Laurez Moreira afirmou que a atenção com o produtor rural é consequência de planejamento e investimento. “O nosso programa de apoio à agricultura familiar é exemplo para todo o Brasil. Para isso consideramos também de vital importância, termos pontes seguras e bem estruturadas. Com certeza, vamos avançar ainda mais”, frisou.

O produtor rural Ildete das Porteiras mora há 32Km da cidade. Ele tem uma produção vasta, produz mel, mamão, mandioca, maracujá, abóbora, dentre outros. Vende para a merenda escolar da rede municipal e para compra direta. Segundo Ildete as pontes de madeira chegavam a quebrar e cancelava viagens até a cidade causando prejuízos. Ele comemora as novas pontes.

“O poder público está enxergando a necessidade do produtor rural. A gente mora numa região produtiva e o investimento nas estradas vai facilitar o escoamento da nossa produção”, afirmou. (Por: Philipe Ramos/Secom Gurupi)