Começaram as audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O primeiro setor que participou foi o Vila Nova, que recebeu o evento na noite de terça-feira (27) na Escola Municipal do bairro. A ação é organizada pela Secretaria de Planejamento e Finanças e irá debater em todas as regiões do Município.

Na oportunidade, os moradores dos setores Vila Nova, Jardim Boulevard, Aeroporto, Jardim Tocantins e Residencial São José tiveram a oportunidade de apontar sugestões e prioridades sobre a aplicação dos recursos para os próximos quatro anos.

Referente aos de 2018 a 2021, o PPA é o principal instrumento das ações de governo em médio prazo e serve para nortear as diretrizes, metas e objetivos da administração pública do Município.

A Secretária de Planejamento e Finanças, Keila Iwasse, frisou a importância da presença da comunidade. “É fundamental a participação da população no processo de construção, elaboração e definição de ações que venham lhe garantir uma melhor qualidade de vida”, disse Keila.

O Diretor de Planejamento da Prefeitura de Gurupi, Gilberto Amorim, salientou que planejar a gestão evita desperdícios e melhora a eficiência. “A população deve participar para poder ajudar o gestor na utilização dos recursos, sobre onde vamos aplicar o dinheiro público, em quais ações, prioridades, e quais os benefícios para a população”, destacou.

O Presidente do Setor Aeroporto, Moisés Mota, ressaltou a cidadania e democracia quando o poder público ouve o cidadão. “Os moradores conhecem seus bairros. Eles sabem apontar as necessidades”, concluiu Moisés.

Eixos temáticos

A comunidade foi dividida em seis discussões diferentes sobre seis eixos temáticos, são eles: Educação; Cultura, Turismo e Lazer; Desenvolvimento Social; Saúde; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Saneamento.

Rito

As informações colhidas junto à população serão consolidadas num Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores, até o dia 31 de agosto.

Site

A população pode também participar com sugestões através do portal da Prefeitura de Gurupi: www.gurupi.to.gov.br.

Próxima audiência

Nesta quarta-feira (28) será a vez da Escola Municipal Alto da Boa Vista, que compreende a região do Campo Belo, Parque das Acácias, Alto da Boa Vista, Waldir Lins, Morada Verde, Daniela e Sol Nascente.