Na manhã desta terça-feira (05), foi realizada em Gurupi a 2ª edição do “Café com Academia”, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que tem como objetivo reunir lideranças de várias instituições de ensino superior do estado para debater, discutir e trocar experiências e soluções inovadoras na educação empreendedora.

O evento foi realizado no auditório do Hotel Di Napoli e contou com a participação do Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, do diretor técnico estadual do Sebrae Tocantins Higino Piti, da reitora do Centro Universitário UnirG Lady Sakai, do diretor técnico do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi Gil Rodrigues, do diretor técnico do Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Gurupi Marcelo Terra, além de reitores de outras universidades do Tocantins.

De acordo com Higino Piti, essa troca de experiências inovadoras na educação empreendedora ajuda a inspirar os acadêmicos a empreender. “Esse evento visa discutir a questão da cultura do empreendedorismo nas universidades, fazendo com que as instituições despertem nos acadêmicos a visão empreendedora, investindo em projetos de extensão acadêmica, saindo das quatro paredes da sala de aula”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Tocantins.

Na oportunidade o prefeito Laurez Moreira destacou a importância desse encontro e garantiu todo o apoio às instituições de ensino superior gurupienses para desenvolver projetos empreendedores. “Sabemos da importância de integrar a academia ao setor produtivo de nossa cidade e estou à disposição das universidades para parcerias, oferecendo todo suporte para que descubram a vocação de cada cidadão gerando conhecimento e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Inova Gurupi

O Prefeito de Gurupi Laurez Moreira reforçou ainda a importância do projeto Inova Gurupi, que é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um sistema municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. “São ações da prefeitura em parceria com as universidades e empresas para potencializar a produção e economia nas áreas de vocação da região”, explicou.

Fernando Vieira – Secom