Geral|

Compartilhe:

As ações aconteceram nos bairros Sevilha e São José em Gurupi , no sábado (30). As casas foram vistoriadas por agentes, quintais que tinham sujeiras foram limpos e os animais tiveram o sangue coletado para o teste da leishmaniose visceral canina.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, Henrique de Alencar, 241 animais tiveram o sangue coletado. “Foi um trabalho intenso de orientação e coleta, os testes que deram positivo serão enviados a contra prova”, explicou.

A dona de casa, Maria Ferreira, levou o Franco, de um ano e nove meses, é o nome que ela deu ao seu animal. “Tenho consciência e amor pelo meu cachorro, por isso fiz questão de fazer logo o teste”, disse a moradora.

Para a Diretora de Proteção e Vigilância a Saúde, Wanda Botelho, a prevenção tem sido fundamental para que os índices não aumentem e graças ao trabalho de orientação das equipes da saúde da Prefeitura de Gurupi, a comunidade está cada vez mais consciente.


Combate a dengue

Paralelo às ações da Leishmaniose, os agentes da dengue visitaram as residências, vistoriaram os quintais e tiraram os entulhos dos lotes baldios.

A Coordenadora de Controle e Combate a Dengue de Gurupi, Daniela Araújo Xavier, esclarece que ações têm aumentado nos últimos meses, já que o período de chuva está se aproximando e os cuidados precisam ser redobrados.

“Segundo o Ministério da Saúde, o período chuvoso favorece a proliferação do mosquito, Aedes aegypti, e a constatação é que 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão localizados dentro dos imóveis residenciais”, alertou Daniela.

Ações tanto da dengue, quanto do calazar também serão realizadas nos outros bairros de Gurupi.

Por: Clifton Morais/ Secom

Comments are closed.

Close Search Window