As inscrições para o concurso junino encerram no próximo domingo, 10 de junho, às 17h59.

Foi realizado na noite de ontem, 7 de junho, o lançamento oficial do 19° Arraiá da Amizade ao som dos sanfoneiros Zequinha do Acordeon, Valdomiro, Arlindo, Tonhão do Acordeon e Manoel do Exú, que foram homenageados pela assídua participação nas edições da festividade.

O Arraiá da Amizade 2018 acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, e tem novo local, será realizado na Avenida Pará em frente ao Centro Administrativo do Centro Universitário UnirG, mesmo local do Carnaval.

Na ocasião a secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Dias da Costa, que anunciou a 19ª edição, ressaltou as boas novas para o Arraiá 2018. “Esperamos que nosso evento supere o anterior, porque a cada ano que passa ele fica maior e mais organizado. Estamos investindo na segurança, na melhoria do trabalho prestado, para que a comunidade venha e se sinta acolhida no nosso evento”, declarou.

Estiveram presentes os grupos juninos Fogo de Pimenta, Estadual do Sertão, Carrapixo do Sertão, Rancho Velho e também a Quadrilha do idoso.

O representante da Carrapixo do Sertão, Ricardo Soares Teixeira, destacou os preparativos para o circuito. “Estamos com uma preparação especial, com um grupo diferenciado, o nosso objetivo é a vitória, mas também fazer uma participação harmônica, onde todos possam se divertir, e tenho certeza que será emocionante e iremos surpreender o público”, disse.

O Arraiá da Amizade é considerado uma das maiores festas da cultura popular da cidade, pois há 19 anos, faz parte do calendário oficial do município, tendo por finalidade a difusão, o incentivo e a valorização de uma das maiores manifestações populares da cultura popular Brasileira – a Quadrilha Junina – evento que difunde a Cultura Junina para Gurupi, cidades circunvizinhas as demais regiões do Estado Tocantins. É uma realização da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o projeto Cultura e Arte por toda parte.

19° Concurso de Quadrilhas Juninas

O 19° concurso terá duas categorias, a Profissional e a Estilizada. Poderão se se inscrever e concorrer à premiação todos os grupos juninos de Gurupi e do Estado que estiverem dentro dos critérios de participação.

Serão premiados os três primeiros grupos de cada categoria. O prazo para se inscrever termina no dia 10 de junho, próximo domingo, às 17h59.

As apresentações serão nos dias 22 e 23 de junho, conforme a programação. A entrega simbólica da premiação será no próprio evento após a apresentação de todas as juninas concorrentes da noite.

Confira aqui a íntegra do edital.

Arraiá Itinerante

Foi apresentada durante a abertura, a programação do Arraiá Itinerante, que já começou e segue até o dia 5 de julho em vários bairros da cidade. Essa realização faz parte do projeto Cultura e Arte por toda parte, do programa Desenvolve Gurupi, que tem como objetivo fomentar a arte e a cultura por todo o município.

Confira as datas e locais a seguir.

ARRAIÁ ITINERANTE

Local: Residencial Madrid

(Data a definir)

ARRAIÁ DA AMIZADE

Local: Avenida Pará, em frente ao Centro Administrativo do Centro Universitário UnirG

21 de junho

– Apresentação da APAE de Gurupi

– Apresentação Estúdio de Dança Viviane Acessórios

– Apresentações especiais (Cia de Dança)

– Grupo Interventores – IFTO

– Capoeira, Escola Presidente Costa e Silva

– Quadrilhas convidadas

*Campo Belo – Ivanilde e escolha da Rainha do Arraiá;

*Cidade Industrial

– Banda Skema do Brasil

22 de junho

– Apresentações e concursos dos grupos das quadrilhas tradicionais e convidadas.

– Banda Eclipse

23 de junho

– Apresentação e concurso das quadrilhas estilizadas e convidadas.

– Tonhão do Acordeon Xamego Meu