Ensinar de forma lúdica para facilitar o aprendizado da matemática foi a maneira encontrada pelos profissionais da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, em Gurupi. Durante todo o semestre os professores realizaram diversas atividades em sala para incentivar os alunos ao gosto pelos conteúdos, e nesta quarta-feira, 20, finalizaram o projeto com o Dia D da Matemática, ocasião em que foi realizada uma gincana com competições matemáticas e envolvendo também conteúdos de outras disciplinas como geografia, artes e ciências. Essa é uma ação do projeto Educa Gurupi, que tem como foco potencializar as ações do ensino aprendizado, com propostas inovadoras e de integração.

Os alunos do 6° ao 9° anos divididos em duas turmas, competiram com grito de guerra, respondendo perguntas de variados conteúdos, da tabuada, com jogos como quebra-cabeças e outros que envolvem concentração e números.

Para muitos a matemática é um pesadelo e para desmistificar esse pensamento os professores tem trabalhado diversas formas para facilitar o aprendizado da disciplina. Segundo a diretora da Escola, Neuza Pereira, essa forma lúdica foi pensada durante o planejamento escolar. “Levamos essa idéia para as salas de aulas. Os alunos confeccionaram jogos, os professores socializaram esses jogos e hoje estamos fazendo essa exposição e gincana”, explanou.

Conforme a diretora, o objetivo é trazer uma reflexão aos alunos de que a matemática está em todos os lugares. “Na abertura do nosso evento, por exemplo, lemos um versículo bíblico em que fala da matemática: “ensina-nos a contar os nossos dias”, provando que a matemática está em tudo e precisamos valorizá-la ainda mais”, argumentou.

Neuza destaca que essa didática apresenta um resultado mais positivo. “A empolgação e a participação são diferentes. A nossa proposta foi de que toda semana, pelo menos uma vez, os alunos utilizassem esses jogos confeccionados, e nisso percebemos o entusiasmo deles e também dos professores, a busca pelo conhecimento e o resultado é maravilhoso”, explica.

A diretora também comenta que existia uma barreira pra o aprendizado da matemática e essa forma lúdica auxilia o conhecimento. “Nosso desafio é a cada dia descobrir a melhor maneira do nosso aluno aprender. Às vezes ele não consegue aprender somente com a explicação do professor, mas quando socializa o conteúdo com jogos, brincadeiras, ele assimila, pois aprendemos à medida em que temos interesse por algo”, enfatizou.

A professora de matemática, Rita de Cássia Leite, reiterou que os alunos aprendem com mais facilidade com brincadeiras e jogos confeccionados por eles. “Teve um resultado muito bom porque todos se envolveram e se sentiram motivados a aprender a disciplina. Temos um saldo positivo, porque antes não conseguíamos fazer com que tivessem interesse pela disciplina e com essa forma lúdica foi despertado neles o desejo de aprender. E para finalizar realizamos esta gincana para integrá-los”, comentou.

O aluno Luiz Henrique da Silva, do 9° ano, explanou que a gincana é um momento de expor os conhecimentos adquiridos durante o semestre, e embora seja uma competição, o espírito de amizade prevalece. “Estamos aqui para aprender com os colegas, sem rivalidade”, destaca completando que adora matemática e tem bastante facilidade de aprender.

Ângelo Mateus Pereira, do 8° ano, que tem a matemática com a matéria preferida destaca que como tem facilidade com esta matéria, precisa se esforçar nas demais, pois todas as disciplinas são importantes. Ele ainda comentou a importância dessa didática adotada na escola porque até os próprio colegas podem auxiliar. “Nessas aulas práticas um ajuda o outro”, enfatizou.

Flávia Araújo, do 9° ano, comenta que as atividades realizadas para finalizar na gincana foi bastante motivadoras e completas. “Pudemos unir matemática, geografia, artes e ciências e isso foi muito bom”, contou.