Nesta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma Formação Continuada de Professores da Educação Infantil. O encontro acontece na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino, em que 200 professores, divididos nos turnos matutino e vespertino, que atuam na educação infantil participam.

O evento é uma parceria entre a Secretaria e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Oneide de Sousa Coelho. É função da Educação Infantil promover o desenvolvimento da criança considerando os conhecimentos que ela já possui e proporcionando vivenciar seu mundo. Para isso, os centros educacionais precisam trabalhar compreendendo a individualidade de cada uma e a estimulando para crescer criativa e com senso crítico.

Na abertura do período vespertino, a diretora do Cemei Oneide de Sousa Coelho, Vanderlene Dias, destacou que as formações continuadas são um espaço de privilégio para a emancipação do saber e troca de experiências.

O objetivo é agregar toda a rede municipal de ensino que trabalha com a educação infantil para discutir as propostas implementadas no processo de ensino aprendizado com as ações lúdicas. “Hoje a discussão é em torno dos jogos matemáticos, mas destacamos que um jogo trabalha toda a interdisciplinaridade e também a formação integral do educando como questões sociais e cognitivas para que a criança tenha condições de estruturar-se por meio do brincar e de todas as atividades que são realizadas nos Cemei”s para que sejam pessoas seguras, criativas e futuros bons profissionais”, explanou a diretora.

A professora da Educação Infantil, Rosenilde Reis, comentou que os profissionais devem sempre estar em formação porque ninguém nunca sabe tudo e o conhecimento adquirido nesses espaços devem ser aplicados no cotidiano dos Centros de Ensino para garantir o acesso à educação de qualidade. Ainda enfatizou a importância da troca de experiências. “Aqui é um momento que podemos ver projetos que os colegas estão aplicando em suas realidades que podemos copiar, pois aquilo que é bom e que dar certo tem que ser ampliado”, argumentou.

As formações continuadas são atividades rotineiras da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi e integram o projeto Educa Gurupi, que tem como objetivo fomentar o conhecimento e potencializar as ações do ensino aprendizado, com propostas inovadoras e de integração.