Demonstração de muitos talentos, assim pode ser resumida a segunda noite da 19ª Edição do Arraiá da Amizade, promovida pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura, nesta sexta-feira, 22.

Com início das competições do Grupo Tradicional, as quadrilhas Pé de Tody, do setor Industrial; Fogo de Pimenta, da Escola Estadual Costa e Silva e Estadual do Sertão do CEM de Gurupi, levaram alegria ao público que lotou as arquibancadas e interagia com os grupos de sua preferência.

A primeira junina a se apresentar foi a Pé de Tody, que estreava no Arraiá da Amizade, trazendo uma quadrilha com passos bem tradicionais. O casal de noivos Thalya Batista e Renato Dias, estavam emocionados de poder receber o carinho do público e destacaram que se apresentar foi uma honra. “Estamos longe do centro da cidade e muitas vezes as pessoas nem lembram que também fazemos arte e hoje estamos aqui estreando e mostrando que nossa comunidade tem talento”, destacou Thalya agradecendo ao convite da Secretaria Municipal de Cultura.

Festa de Junina também é espaço de discutir nossos problemas sociais e foi assim que a Fogo de Pimenta apresentou o tema “Enquanto a Sociedade Comemora, o Pai e Mãe Choram”, trazendo a mensagem de que muitos jovens por falta de oportunidades têm entrado no mundo do crime e terminam sendo mortos. O professor Eberson Gomes destacou que a escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo e que a idéia de trazer para o palco essa mensagem é fazer com que as pessoas reflitam que por trás daquela pessoa intitulada como bandido existe um pai e uma mãe que choram e que não escolheram aquele destino para seus filhos. “Queremos apenas dizer: não comemore, pois têm famílias sofrendo e é um problema que pode bater à nossa porta”, enfatizou completando sobre o papel social que as escolas têm e o poder de transformar pessoas por meio das atividades desenvolvidas, entre elas, a arte.

Quem também fez bonito e mostrou muita graciosidade foram os alunos do CEM de Gurupi com a Junina Estadual do Sertão. Eles foram os campeões da competição de 2017 e vieram com garra mostrar o talento e beleza da juventude. Com passos bem ensaiados, arrancaram aplausos do público.

O prefeito Laurez Moreira assistiu a todas as apresentações e elogiou os grupos afirmando que a juventude de Gurupi tem talento e sabe fazer arte e que o papel de sua gestão é incentivar para que a cada dia as manifestações culturais cresçam. “Sou muito fã das festas juninas e percebemos que é uma festa do gosto da comunidade, percebemos isso com a participação efetiva do público que vem, torce, aplaude e interage. Estamos satisfeitos com mais essa edição”, comentou estendendo o convite a toda a comunidade que compareça neste sábado, 23, quando serão apresentadas as juninas do grupo Elite, inclusive, grupos de Palmas.

Otimista, a secretária municipal de Cultura, Zenaide Costa, enfatizou a emoção de ver a interação das famílias com esse evento tão tradicional. “Estou muito feliz com o resultado. Recorde de público, provando que a comunidade atendeu ao nosso convite, pois mesmo com a mudança de local, isso não afetou a participação do público, o que significa que a mudança foi aprovada. Estamos também satisfeitos com a participação das juninas que a cada ano mostram mais talento e organização, é surpreendente”, destacou.

Após as apresentações, a Banda Eclipse subiu ao palco cantando muito forró e não deixou ninguém parado. Francielly Rodrigues, que participou pela primeira vez aprovou a festa. “As quadrilhas estavam muito bonitas e o show está muito bom”, destacou.

Webert Rodrigues chegou ao Arraiá no final da primeira apresentação, mas aproveitou as demais e se surpreendeu com a dinâmica das quadrilhas e a estrutura da festa. “Apresentações espetaculares, agora é aproveitar o show”, finalizou.

O 19° Arraiá da Amizade faz parte do projeto “Cultura e Arte Por Toda Parte”, que são ações que fomentam o desenvolvimento da Cultura em Gurupi.

Competição

As juninas que se apresentaram concorreram a 10 salários mínimos que foram divididos entre as três colocadas.

Em terceiro lugar, ficou a Junina Pé de Tody; em segundo, a Estadual do Sertão e em primeiríssimo lugar ficou a Fogo de Pimenta, que em 2019 se apresentará e competirá com as juninas do grupo de Elite.

A Fogo de Pimenta também levou o troféu de melhor casal de noivos com Kallytha Wanna e Pedro Lucas Souza. Emocionados, eles que dançavam quadrilha pela primeira vez, afirmaram que valeu à pena o esforço. “Lutamos muito para estarmos aqui e fomos agraciados com essa vitória”, declararam.

A diretora da Escola Costa e Silva, Maria Luiza Vieira, destacou que a vitória foi resultado de muita dedicação e esforço dos participantes, professores e toda a comunidade escolar que se envolveu nesse processo. Maria Luiza destacou que o Arraiá da Amizade é uma festa maravilhosa em que a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura oportuniza os jovens a mostrarem seus talentos. “Aqui é um espaço que temos para mostrar o que nossas escolas têm de melhor. A prefeitura abre esse espaço para o povo gurupiense, em especial, para as escolas e isso é muito positivo. Agora vamos aproveitar essa vitória e nos prepararmos para o ano que vem”, declarou.

Programação

O Arraiá da Amizade continua nesse sábado, 23, com apresentações juninas e shows.

Concurso de quadrilhas concorrentes

– Coronéis da Sucupira

– Fulô de Mandacaru

– Rancho Velho

– Carrapixo do Sertão

Show com Tonhão do Acordeon e Banda Xamego Meu.

Heliana Oliveira/Secom