Geral|

Compartilhe:

Buscando a cada dia oferecer um serviço de saúde mais humanizado e de excelência nossos profissionais constantemente passam por capacitações técnicas. Nesta semana os novos servidores que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gurupi estão participando de um curso para reforçar os conhecimentos nos atendimentos a pacientes vítimas de acidentes no trânsito e com parada cardíaca.

No pátio da Secretaria Municipal de Saúde, três técnicos de enfermagem e quatro socorristas vivenciaram simulações de acidentes com motocicleta e carro de passeio. Durante as simulações, o técnico de enfermagem Natanel Alencar e o coordenador do Núcleo de Ensino do Samu, Cassiano Milhomem, repassaram o passo a passo das técnicas de socorro, como sinalizar o local para evitar um acidente, checar os sinais vitais da vítima, imobilizá-la conforme sua fratura seja ela exposta ou não, entre outras dicas imprescindíveis para a garantia da saúde do atendido. Em outra simulação, os novos profissionais vivenciaram a situação de um paciente vítima de parada cardíaca em que foram orientados sobre a massagem de reanimação, como utilizar os equipamentos de oxigênio e demais aparelhos.

Antes das aulas práticas, todos os novos profissionais passaram pela capacitação teórica com apresentação de vídeos e leituras de apostilas. Também foi apresentado todos os equipamentos que compõem a ambulância do Samu e ainda dicas aos socorristas sobre as regras de manter as sirenes e os sinais luminosos ligados, nos casos de ocorrência de urgência.

O coordenador do Núcleo de Ensino do Samu, Cassiano Milhomem, destaca que esse é um momento muito importante para a unidade, pois muitos desses novos profissionais vêm de áreas que não são da urgência e por isso é tão importante promover essas capacitações para que eles estejam aptos a oferecer um atendimento de excelência. “Estamos passando o máximo de técnicas a eles para que logo possam atender a população com segurança”, enfatiza.

Mari Alves, uma das técnicas aprovadas no concurso, diz estar satisfeita com a oportunidade de se atualizar. Ela que tem mais de 20 anos de trabalho na saúde comenta que trabalhar no Samu é uma experiência nova e cada treinamento é um ganho que reflete na condição de reestabelecimento da saúde do paciente. “Estamos aqui praticando, com orientações, o que vamos viver no dia-a-dia para que tenhamos segurança no nosso atendimento e nossa expectativa é que estejamos aptos a suprir a necessidade do nosso paciente”, finalizou.

Essa capacitação integra o Projeto Saúde Humanizada que visa oferecer um atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comments are closed.

Close Search Window