Geral|

Compartilhe:

Quem tem animal de estimação sabe o amor que eles transmitem e se descobre amando de uma maneira inexplicável e, como quem ama cuida, é necessário alguns procedimentos e nisso o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Gurupi é parceiro de quem gosta de animais. Dentre as diversas ações realizadas pelo CZZ, uma delas é a castração de cães e gatos que é realizada gratuitamente de segunda a sexta-feira.

Conforme o veterinário, Pedro Alexandre Alencar, o animal ao chegar ao CZZ é pré-anestesiado, depois anestesiado e é realizado o procedimento cirúrgico. Ao sair do Centro, o dono do animal já leva consigo a receita para a compra da medicação do pós-operatório e caso haja alguma intercorrência ele pode retornar ao CZZ. O veterinário ressalta que a castração somente é efetivada caso o animal tenha realizado o exame para leishmaniose com resultado negativo.

Pedro Alexandre ressalta que para o animal ser cirurgiado, no caso da fêmea, não pode estar parida, amamentado, no cio, pois nessas situações podem ocorrer alguma complicação após a cirurgia e, tanto macho como fêmea, cães e felinos, devem estar em jejum de alimento e água. Os gatos têm que ir na caixinha. No caso dos cães, os donos têm que esperar até o fim do procedimento para levá-los de volta para casa.

Segundo o coordenador CZZ, Henrique Alencar, quem tem animal e precisa do procedimento pode ligar no Centro e agendar, pois, a equipe está preparada para realizar a castração. São dois veterinários com assistentes que realizam a cirurgia. Conforme Henrique, são realizadas em média 80 castrações por mês.

Henrique comenta que como em Gurupi existem grupos de cuidadores de animais abandonados, há uma parceria para a castração desses animais e um dia da semana é dedicado a eles. Ele adianta que o Centro de Controle de Zoonoses está aguardando a chegada de um centro cirúrgico móvel, o castra móvel, que será utilizado para a castração desses animais de ruas. O coordenador lembra que 95% desses animais que ficam nas ruas têm donos e alerta para que as pessoas não deixem os bichinhos nas ruas e nem os abandonem e caso percam o interesse pelo animal entre em contato com o CZZ que vai orientar para a doação. “Não recebemos animais saudáveis, mas temos uma lista de pessoas interessadas, então se não quer mais o bichinho vamos ajudar a encontrar um novo dono. Pedimos a colaboração da população para não abandonar os animais”, recomenda.

Estrutura


Atualmente o CZZ de Gurupi está totalmente organizado. As baias estão todas na cerâmica o que facilita a higienização do local. A equipe preparada para receber os animais e o Centro tem parceria com alguns grupos de protetores de animais e está aberto a novas parcerias.

“Temos estrutura para atender a demanda de Gurupi”, finalizou Henrique.

O trabalho do CZZ também faz parte do Projeto Saúde Humanizada da Prefeitura de Gurupi que visa a garantia de bons serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Comments are closed.

Close Search Window