“Essa é uma iniciativa muito importante, ela está abrindo as portas para a comunidade, dando a oportunidade para as pessoas se capacitarem e futuramente serem inseridas no mercado de trabalho”, declarou Fábio Pereira da Costa, formando do curso de manutenção de ar condicionado, durante a finalização e entrega de certificados dos cursos ofertados pelo Programa Pós Ocupacional da Prefeitura de Gurupi, realizado na noite desta terça-feira, 7.

O Projeto Técnico Social Habitacional é uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que oferece aos populares de Gurupi, que foram contemplados com unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, cursos profissionalizantes com a finalidade de possibilitar geração de renda e principalmente semear conhecimento.

Nesta última ação os beneficiados foram os moradores do Campo Bello I, 300 famílias tiveram a oportunidade de realizar diversos cursos, um total de 987 pessoas estão certificadas e qualificadas para adentrar ao mercado de trabalho. O investimento para que as atividades do projeto pudessem ser desempenhadas foi de 250 mil reais.

“A participação efetiva dos beneficiários contribui para a inclusão social, produtiva e geração de renda, tendo em vista garantir melhores condições para a comunidade local”, explica a secretária municipal de desenvolvimento urbano de Gurupi, Cristina Donato Leandro.

A diretora regional do Senai, Marcia Rodrigues de Paula ressaltou a importância da valorização do conhecimento e parabenizou a prefeitura de Gurupi pelo trabalho cumprido. “Esse é um trabalho de comprometimento com a sociedade e com o conhecimento, parabéns por acreditarem na pauta do conhecimento para desenvolver”, enfatiza.

A concluinte Elaine Sousa, que realizou cinco dos cursos ofertados, relata que conhecimento é sempre bom e que não se pode deixar passar oportunidades como essa. “Hoje eu estou qualificada para os trabalhos de padeira, salgadeira, mecânica de carro e moto e como empreendedora, eu acredito que nunca é demais aprender, então aproveitei o máximo que pude”, disse.

“A prefeitura de Gurupi está de parabéns, agradeço muito por essa chance de poder aprender mais”, reconheceu a formanda do curso de informática, Ivanilde Curcino.

Também participaram do evento a gerente do Sesi Senai em Gurupi, Nubia Almeida de Oliveira; a gerente do Senac em Gurupi, Marcia Bonfante; o presidente do Instituto Fecomércio, Itelvino Pisoni; a diretora regional do Senac Tocantins, Lunah Brito Gomes; e o diretor da escola municipal Ulisses Guimarães, José Filho.

As famílias do Morada Verde também foram beneficiadas pelo projeto. O evento de finalização e entrega de certificados ocorre hoje, 8, a partir das 17h na rua 9 em frente à praça.

Na ocasião serão desenvolvidas atividades lúdicas para toda a comunidade.

Salgadeiro;

Padeiro;

Manicure e Pedicure;

Oficina de planejamento do orçamento familiar, e a racionalização dos gastos com moradia;

Oficina de como elaborar um curriculum e a importância do cuidado com a imagem pessoal;

Aplicação de papel de parede;

Assistente administrativo;

Palestra sobre empreendedorismo;

Palestra sobre o uso racional da água e aquecedor solar;

Palestra ambiental com mutirão de limpeza, resíduos sólidos, plantio e manutenção de mudas nativas;

Montador e reparador de computador;

Informática;

Pintor de obra;

Pedreiro;

Eletricista instalador residencial;

Mecânico de ar condicionado tipo janela split.