A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou na noite de ontem, 13, a inauguração dos cursos de Qualificação Profissional do Projeto Técnico Social – Etapa Pós Ocupacional do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. O evento foi direcionado aos beneficiados com unidades habitacionais do empreendimento João Lisboa da Cruz.

Os beneficiários terão a oportunidade de se qualificarem gratuitamente, além de participarem de atividades diversificadas como o Plantão Social; palestras educativas; atividades com grupos de idosos; evento vida saudável; rua do lazer e cinema para as crianças.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira falou da importância de levar qualificação para as pessoas. “Essa é uma preocupação da nossa administração, já são mais de 10 mil pessoas capacitadas por meio de projetos como esse do Pós Ocupacional. Temos que dar oportunidades para que possam trabalhar em benefício da família. Tenho a convicção de que estamos contribuindo para a melhoria da vida dos cidadãos de Gurupi”, afirma.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Cristina Donato Leandro, o investimento para esse empreendimento foi de mais de R$ 475 mil, e mais de 1300 pessoas serão beneficiadas. “O João Lisboa foi o empreendimento que mais obteve recursos pela quantidade de unidades habitacionais, são mais de 670. E o nosso objetivo continua sendo a capacitação do beneficiário para o mercado de trabalho, bem como a formação de empreendedores autônomos para a geração de renda”, ressalta Cristina Donato.

A programação da noite contou com palestra sobre empreendedorismo, ministrada pela coordenadora de empreendimento, Cláudia Machado, que abordou as vantagens de se tornar um empreendedor autônomo. “É interessante os beneficiários abrirem o seu próprio negócio, pois terão o benefício do INSS, vão estar assegurados, e ainda irão contar com o suporte gratuito da sala do empreendedor da Prefeitura, que auxilia nesse processo”, explica.

Na ocasião foram entregues os certificados dos cursos de iniciação já realizados. “Decidimos fazer a entrega dos certificados nessa inauguração para mostrar que realmente o projeto começou e está trazendo qualificação”, disse a técnica social, Débora Gonçalves Queiroz.

“Acho muito bom, porque apesar de termos ganhado as casinhas, são muitas famílias de baixa renda, ou sem renda alguma, então é uma oportunidade tanto para os jovens quanto para os pais”, disse a dona Ana Maria Pereira, formanda do curso de Manicure.

A Ester Pereira, que também fez o curso de Manicure acredita no projeto e nas oportunidades que irão surgir a partir dele. “Vai ajudar muita gente, jovens que estão em busca de um primeiro emprego, é uma chance de nos prepararmos melhor para o futuro”, relata.

A dona Nair Ribeiro, de 70 anos, ficou muito feliz quando soube do projeto. “Pra nós idosos é ótimo, eu não tenho condições de sair, com esse projeto pertinho de casa fica bem mais fácil, é algo que recebemos com grande satisfação e carinho”, conta.

As ações do Pós Ocupacional no empreendimento João Lisboa da Cruz serão realizadas até o mês de dezembro. Os próximos a serem beneficiados serão o Campo Bello II e o Madri.