Há poucos dias de umas das maiores festas patriotas, 07 de setembro, os alunos das escolas municipais de Gurupi intensificam os ensaios para apresentar ao público um desfile que traga bastante história. Dezenove escolas municipais se preparam com temas bem atuais como “O Brasil que queremos”; “Violência e Paz”; “Ética – um princípio que não pode ter fim”. As fanfarras são uma das alas que o público mais gosta e para agradar aos ouvidos os alunos estão atentos às dicas dos professores que repassam os conhecimentos rítmicos.

O aluno da Escola Municipal Domingos Barreira, José Fernando Castro, participa pela segunda vez da fanfarra tocando bumbo e diz estar bastante animado e pegando todas as dicas que são repassadas para junto com os colegas apresentar um som bem legal. Israel Domingos, que toca Tarol, comenta está cheio de expectativa para apresentação e com aquele friozinho na barriga por ser a primeira vez que participa, mas que se sente preparado para o grande dia.

A orientadora Educacional da Escola Domingos Barreira, Elizangela Alves, relata que da Escola cerca de 150 crianças participarão e que o envolvimento delas está surpreendente. “Eles passam o ano todo esperando por essa data e prestam bastante atenção nos ensaios querendo se destacar”, conta completando que levarão à Avenida o tema sobre a Cultura Indígena.

A aluna Isadora Lima que fará parte da comissão de frente conta sobre sua empolgação. Para ela o 07 de setembro é uma data muito importante e poder participar é uma honra. “Estou com todos os passos decorados e muita ansiedade para esse dia”, confidencia.

Segundo o secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, 20 escolas municipais participarão somando cerca de 1500 alunos, além de quatro escolas estaduais, que devem levar na faixa de 300 alunos. Ainda haverá a apresentação da APAE, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Ele destaca que na sexta-feira, 07 de setembro, as atividades iniciarão às 7h com o hasteamento da Bandeira em frente à Prefeitura e em seguida o desfile na Avenida Goiás. O secretário ainda ressalta que o Centro Municipal de Educação Infantil Oneide de Souza, realizará o desfile cívico no dia 06, a partir das 17h, quando as crianças percorrerão as ruas do setor Campo Belo.

Escolas – Temas

01 Escola Municipal Antônio de Almeida Veras – TEMA Escola X Família: Para uma Educação Melhor.

02 Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho – TEMA Eu sou Afrodescendente .

03 Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim – TEMA Cultura Indígena.

04 Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães – TEMA Patrono da Escola: “Ulisses Guimarães”.

05 Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão – TEMA “O Brasil que queremos”.

06 Escola Municipal José Pereira da Cruz – TEMA Viagem ao Mundo.

07 Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza -TEMA “O Mundo Matemático”.

08 Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira – TEMA Cultura Popular do Tocantins.

09 Escola Municipal Odair Lúcio – TEMA Violência/Paz.

10 Escola Municipal Elizeu de Carvalho – TEMA Gurupi, Nossa cidade faz história.

11 CEMEI Tânia Maria Marinho Scotta – TEMA Conto de Fadas

12 Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota – TEMA Ética: Um princípio que não pode ter fim.

13 Associação Berçário Espírita Maria Nazaré (ABEMN) – TEMA “Paz”.

14 Escola Municipal Professor Valnir de Souza Soares – TEMA 0 Circo

15 Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares – TEMA Projeto nas Asas da Imaginação

16 Escola Municipal Vila Nova – TEMA O Mundo Encantado da Leitura.

17 Escola Municipal Lenival Correia Ferreira – TEMA Família e a Escola

18 Instituição Beneficente Irmã Dulce – TEMA “Eu faço a diferença, mude você também”

19 CEMEI Oneide/ Setor Campo Belo – TEMA Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende. (Desfile dia 06 as 17h)

20 APAE – TEMA Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla