Dando continuidade às ações que visam preparar os profissionais para oferecer uma melhor educação às crianças atendidas pela rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi realiza nesta quarta-feira, 12, mais uma Formação Continuada. Desta vez o público alvo são os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas salas de recursos, Profissionais de Apoio e Intérpretes de Libras.

Segundo a psicóloga da Secretaria de Educação, Laune Chaves, esse é um momento para capacitar os novos profissionais que estão entrando na rede para cada dia melhorar o atendimento aos alunos.

Ela destaca que as salas de recursos são um complemento da educação, em que são trabalhadas técnicas para cada deficiência, com materiais e metodologias específicos e conta com a professora regente que é especializada em deficiência. Segundo a psicóloga, a rede municipal atende, em média, 150 alunos com deficiência.

Participam da Formação Continuada cerca de 60 profissionais. A Secretaria Municipal de Educação conta também com a equipe de Inclusão que é formada por assistente social, psicóloga e orientador educacional, que dá suporte às 23 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei). A equipe realiza atendimento psicológico educacional com os alunos e familiares das crianças e repassam orientações às equipes pedagógicas das unidades escolares.

A educação inclusiva é voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças.

As formações continuadas fazem parte do Programa Educa Gurupi que tem como objetivo promover interação e melhorar o processo do ensino aprendizado.