“O que te move ? O que te inspira? O que te faz acreditar no amanhã? Como você se sente quando abre a porta da sala?” Questionamentos que foram feitos durante a palestra ministrada pela Educadora Eloá Reginese da Silva Fonseca com o tema “professor como agente de transformações”, na noite dessa quinta-feira, 11, como finalização do II Seminário Municipal de Educação com o tema “Professor em foco – em busca de novos saberes didáticos”, para toda a rede municipal de ensino de Gurupi. Segundo a palestrante, o amor, o idealismo devem mover os profissionais da educação e que eles devem se enxergar como capazes de transformar realidades.

“Quando o professor entende a força que tem, ele pode mover o mundo, mudar situações. A tarefa primordial do professor é seduzir o aluno para o interesse de aprender e não há educação sem amor, sem vínculo, sem afeto”, destacou.

Durante dois dias os professores da rede municipal participaram de palestras e diversas oficinas que foram disponibilizadas com o objetivo de ampliar o conhecimento.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, destacou o sucesso do evento que teve participação efetiva dos profissionais, que demonstraram muito desejo de assimilar todos os conhecimentos repassados tanto nas palestras como nas oficinas. “Uma evolução muito positiva em relação ao anterior”, destacou comentando ainda sobre a preocupação da gestão em oferecer formações em que os profissionais possam estar motivados.

A professora Maykellen Siel que trabalha com a educação infantil elogiou a formação e destacou que as oficinas além de promover ensinamentos que serão aplicados em sala, destacou o empoderamento dos professores e os orientou como trabalhar diferente, sem esquecer do amor que deve ser aplicado todos os dias.

Ela avaliou como excepcional a metodologia do seminário, em especial, por ter abordado a motivação. “Hoje vemos muitos profissionais desmotivados, seja por causa da rotina pesada, ou salários, e termos esses momentos em que podemos refletir a nossa profissão é muito importante”, destacou.

A professora de educação física, Mônia Praxedes, também avaliou como positivo e disse que os professores precisam muito desse tipo de evento para oferecer um leque maior de oportunidades de ensinar as crianças. “Muitas vezes as nossas aulas se tornam uma mesmice e as crianças não conseguem assimilar, e quando a gente passa por um seminário desse abrimos mais nossa mente de como implementar novas atividades, como fazer novas abordagens e isso reflete positivamente no processo de aprendizado das crianças”, pontuou.

Após a palestra da educadora Eloá, foi realizado sorteio de brindes, e oferecido um jantar dançante em comemoração ao dia do professor que é celebrado na próxima segunda-feira, 15.

Heliana Oliveira/Secom