Uma educação de qualidade passa primeiramente pela formação dos profissionais e esse trabalho é realizado rotineiramente pela Secretaria Municipal de Educação de Gurupi e nesta quarta-feira, 10, a partir das 19h, será iniciado mais uma formação por meio do II Seminário Municipal de Educação com o tema “Professor em foco – em busca de novos saberes didáticos”.

Segundo o secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, o evento tem como objetivo fomentar a formação continuada de professores para que as aprendizagens adquiridas se tornem ensinadas em todas as escolas municipais. O secretário destaca que essas formações fazem parte do Plano Municipal de Educação e ressalta o interesse dos professores na participação, uma vez que o primeiro, que foi realizado ano passado, foi um sucesso.

Eurípedes explana que o II Seminário iniciará a partir das 18h30, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), com o credenciamento. A partir das 19h acontecerão apresentações culturais e em seguida palestra com o tema “como motivar o professor em sala de aula”, ministrada pela psicóloga Luciane Rodrigues Prado Faria.

Na quinta-feira, 11, ocorrerão oficinas com temas variados das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino e na Escola Municipal Almeida Veras. À noite a partir das 19h30, palestra com o tema “professor como agente de transformações”, com a educadora Eloá Reginese da Silva Fonseca.

A coordenadora Pedagógica Geral, Maria José da Glória, destaca que há uma grande expectativa para esse evento que será uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e troca de experiências com o objetivo maior que os conhecimentos cheguem aos alunos que são o foco principal. Ela ressalta que os temas que serão abordados no evento foram pensados na motivação dos profissionais.

Maria José adianta que além das palestras e oficinas, os educadores também serão homenageados pelo dia dos professores.

Temas das oficinas:

• Brinquedos como Objeto de Aprendizagem: brinquedos industrializados e artesanais.
  • Musicalização na educação infantil
  • O lúdico e o brincar no campo de experiência: espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.
  • Relação entre brincar e alfabetizar
  • Metodologias de ensino e planejamento na educação infantil de acordo com a BNCC.
  • Ensino estruturado – Espectro do Autismo e o Contexto Educacional na sala de aula- confecção de atividades/materiais
  • Metodologias de ensino e planejamento de aula de acordo com a BNCC.
  • Entre jogos e letras: o que se fala o que se escreve – oralidade e formalidade.
  • A BNCC e o ensino da matemática: práticas e planejamento na sala de aula
  • Metodologias de ensino e planejamento na área de conhecimento: linguagens de acordo com a BNCC;
  • Metodologias de Ensino e Planejamento na Área de conhecimento: Ciências Humanas de acordo com a BNCC.
  • Metodologias de Ensino e Planejamento na Área de conhecimento: Ciências da
  • Natureza de acordo com a BNCC.
  • A BNCC – Metodologias de Ensino e Planejamento da Educação Física.
  • Metodologias e Práticas do Ensino de Voleibol e Atletismo
  • Entre Duendes e Bruxas: O mundo encantado das histórias infantis/contação de história.
  • O Coordenador Pedagógico como Articulador da Formação Continuada de Professores.
  • O Papel da Avaliação na Aprendizagem de acordo com os objetivos da BNCC – nas quatro áreas de conhecimento.
  • Orientador Educacional-Mediador da Escola entre Professores, Estudantes e Família.
  • O Papel Administrativo e Pedagógico do Diretor no Sucesso da Instituição.
  • Diretrizes que normatizam a Regularização da Vida Escolar – Fundamentação Legal.
  • A BNCC na Prática: Desafios e Possibilidades.

Heliana Oliveira/Secom