Interação, disciplina, competição, são alguns dos ingredientes da segunda edição dos Jogos Municipais da Educação Campeões da Escola, que foi iniciada na manhã desta quarta-feira, no ginásio da AGAB.

Os jogos têm o objetivo de proporcionar aos alunos da rede municipal maior inclusão social e interação entre a rede escolar.

Serão disputadas diversas modalidades como futsal, handebol, voleibol, basquetebol, tênis de mesa e xadrez. Cerca de 500 alunos, de 17 unidades escolares participarão das competições que acontecem nos períodos matutino e vespertino, durante os três dias.

Segundo o secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, a prática esportiva é utilizada como ferramenta metodológica para aprimorar a educação integral, contribuindo para a melhoria do desempenho na formação dos alunos. Ele ainda destaca que os Jogos foram idealizados pela Secretaria de Educação porque como no primeiro semestre já existe uma interação com os Jets, foi percebido a necessidade de atividades similares para o segundo semestre. “As crianças passam o ano todo se preparando, é um momento de junção de todo o trabalho que é realizado nas unidades escolares e uma oportunidade para o envolvimento com os alunos”, enfatizou.

O Supervisor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Osvaldo Monteiro, explica que os jogos Campeões da Escola têm como objetivo trabalhar a integração entre os alunos da primeira e segunda fase do ensino municipal. “O esporte é integrador para a educação. Quando se pensa em esporte está pensando em um futuro melhor, pois é uma maneira de trabalhar a disciplina; tira as crianças da rua, da ociosidade fazendo com que permaneçam mais tempo na escola, evitando o envolvimento com drogas e criminalidade”, destacou.

Os alunos estão animados em participar das competições, como é o caso de Fabricio Pereira, da Escola Ilsa Borges, que vai disputar futsal. Ele conta que o time se preparou bem para as disputas e que vença o melhor.

Luanny Rodrigues, jogadora de futsal da Escola Almeida Veras, também comentou que a expectativa é de realizar boas partidas, jogar com raça respeitando as adversárias e na busca do primeiro lugar no pódio.

O pequeno Marcos Antônio, de 08 anos, da Escola Antônio Lino, está preparado e concentradíssimo para encarar o tabuleiro de xadrez. Conta que o desejo de quem compete é sempre vencer, mas reconhece que o mais importante é competir com respeito aos adversários.

O prefeito Laurez Moreira participou da abertura dos jogos, parabenizou os alunos e toda a rede escolar por estarem empenhados e pediu aos estudantes/atletas que realizem uma competição saudável e lembrou que o esporte é um grande aliado da educação.

Heliana Oliveira/Secom