A Prefeitura de Gurupi e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), firmaram uma parceria que visa aumentar as possibilidades de ressocialização das pessoas privadas de liberdade na comarca de Gurupi. As assinaturas do termo de cooperação técnica ocorreram em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (13) no gabinete do Prefeito Laurez Moreira.

O acordo tem como objetivo a ressocializão dos reeducandos que cumprem pena em regime aberto, semiaberto e fechado, cumpridores de medidas alternativas e egressos, através da mão de obra pela prefeitura municipal para prestação de serviços gerais, tais como fabricação de artefatos de cimento, pintura e manutenção de meio-fio, varrição e capina de ruas, entre outros. Com isso, os reeducandos têm direito a remição de pena e recebem um salário mínimo.

Para o prefeito Laurez Moreira, Gurupi está sempre buscando mecanismos que permitam contribuir para a ressocialização e reduzir a incidência criminal por meio da oportunidade de emprego. “Nós temos um dos mais belos trabalhos com reeducandos no Brasil, onde oferecemos oportunidade ao reeducando em regime semiaberto para prestar serviços ao município na fábrica de artefatos de cimento, mostrando para ele e para a sociedade que há outros caminhos na vida e que eles podem ser cidadãos de bem que produzem para o desenvolvimento local”, ressaltou o prefeito.

O secretário de estado da cidadania e justiça, Heber Luiz Fidelis, enalteceu a parceria com Gurupi e se mostrou disposto a mais acordos que possibilitem políticas públicas com foco na ressocialização. “É uma ótima parceria que vai trazer renda e capacitação aos egressos do sistema penitenciário, além de uma ressocialização efetiva desses reeducandos, estamos abertos a mais parcerias com instituições públicas e privadas que proporcionem esse tipo de trabalho, pois todos ganham com isso”, afirmou o secretário.

As cláusulas do Acordo determinam que a Seciju fique responsável pela seleção dos reeducandos; pela emissão de relatório a fim de remição da pena; pela solicitação de autorização judicial para trabalho externo; informar ao Juiz da Execução Penal sobre a movimentação dos reeducandos, resultados alcançados e demais ocorrências.

Já a Prefeitura de Gurupi deverá capacitar os internos para o bom desempenho das atividades; controlar a frequência e as horas trabalhadas; fornecer uniformes, equipamentos, máquinas e utensílios para os reeducandos envolvidos neste trabalho.

Prefeito Laurez Moreira com a equipe da Seciju, Secretário Gerson Oliveira e a Presidente eleita da OAB Gurupi Venância Figueiredo

Fábrica de artefatos de cimento

A Fábrica funciona na secretaria municipal de infraestrutura e tem como objetivo produzir vigas, pré-moldados, bloquetes, intertravados, entre outros artefatos de cimento, utilizando mão de obra dos detentos do regime semiaberto. Além da ressocialização, essa ação proporciona uma redução nos gastos mensais do munícipio já que não precisa adquirir esses produtos em outras regiões.

Segundo o Secretário Municipal de Infraestrutura, Gerson Oliveira, atualmente são 15 reeducandos trabalhando na Fábrica de Artefatos de cimento da secretaria, mas há capacidade ainda para mais 15 pessoas. “É um trabalho que tem dado certo desde 2013 aqui em Gurupi, na qual os reeducandos aprendem um ofício e tem possibilidades de trabalho ao retornar para a sociedade”, disse.