Nesta última sexta-feira, 15, o Prefeito Laurez Moreira participou da inauguração da primeira etapa da Praça Multifinalitária do Parque Córrego Mutuca II, do Projeto Bacias Hidrográficas, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mutuca II. O projeto é coordenado pela professora da Universidade de Gurupi (UnirG), Drª Nelita Gonçalves Faria de Bessa, e tem a parceria da Prefeitura de Gurupi e Governo do Estado.

“A proposta maior é a conservação dos cursos hídricos. Criamos um comitê de bacias hidrográficas do Rio Santo Antônio e Rio Santa Tereza e a primeira ação foi articular uma rede de pessoas e instituições para conservar as águas, e dentro disso surgiu estruturar por meio de uma praça, onde as pessoas por um convívio social, qualidade de vida, também olhassem para o córrego e ajudassem a protege-lo, no sentido de monitorar o uso. A estratégia é que quem usa cuida. Então, unindo as necessidades locais com a política estadual e do Governo Federal nasceu o projeto”, explica a Drª Nelita Bessa.

A obra multifinalitária oferece a população um teatro arena temática com palco de 10 metros, academia com 21 equipamentos de ginástica, pista de cooper, arquibancadas e playground infantil.

Para o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, é uma alegria fazer parte do projeto que tem como objetivo a preservação das nascentes que se encontram na cidade. “Gurupi é privilegiada, temos quatro nascentes importantes, e agradeço a UnirG pelo trabalho que tem feito, isso é uma demonstração de uma universidade preocupada com o social e que vai ao encontro da população”, disse.

Laurez Moreira ainda acrescenta que em breve todo o parque será contemplado com iluminação de Led, além de uma pista para caminhada que ligará o Parque Mutuca I ao Parque Córrego Mutuca II. O projeto já está em fase de licitação.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, também agradeceu o empenho do prefeito Laurez Moreira. “A praça já está sendo frequentada por pessoas de todas as idades e já notamos diversos eventos sendo realizados no espaço cultural, por grupos de igrejas e de capoeiras, dentre outros. A obra da praça foi toda fiscalizada pelo engenheiro da UnirG, Elizado Filho, e entregue com muito cuidado. Pedimos que cada um fiscalize e cuide deste local”.

As próximas etapas do projeto estão previstas para os próximos três meses e serão as recuperações das nascentes de Gurupi, para conservação dos recursos hídricos. O projeto será finalizado em julho deste ano.

A verba para a infraestruturação pelo Projeto Bacias Hidrográficas foi no valor de R$ 348 mil, na meta de revitalização da bacia urbanizada de Gurupi, que integra a bacia do Rio Santo Antônio. O convênio para o Projeto foi celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/FERH) e a Universidade de Gurupi (UnirG), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, UFT e IFTO.