Geral|

Compartilhe:

O carnaval de Gurupi além de muita alegria, é também uma festa altamente segura. Três dias de folia e praticamente zero ocorrências, segundo o Capitão Miranda, da Polícia Militar. Conforme o militar, a tranquilidade está garantida por um esquema eficiente de segurança que conta com cerca 50 militares por noite no local do evento, que ficam circulando entre os foliões e nas bases suspensas em que mantém uma visão ampla, além de patrulhamento nas redondezas.

A novidade desse ano é que o circuito está sendo monitorado por câmeras. De acordo com o Capitão Miranda, são dez aparelhos espalhados em pontos estratégicos e dois militares na base móvel acompanhando as imagens.

O capitão esclarece que esse efetivo dentro do circuito não compromete o patrulhamento rotineiro nas vias de Gurupi.

Além do efetivo militar, a organização do Carnaval, contratou empresa especializada de segurança para auxiliar nos trabalhos e manter a integridade de quem saiu de casa para curtir a folia.

O folião está sentindo os efeitos positivos dessas estratégias. Para o comerciante João Paulo Carvalho, o Carnaval de Gurupi sempre foi bom e de paz, mas esse ano percebeu o reforço da segurança e isso o deixa mais tranquilo. Ele ainda destaca a importância do Carnaval da cidade. Ele que há muitos anos mudou da cidade para Goiânia conta que mantém esse vínculo com a festa de Gurupi. “Faço de tudo para estar aqui todos os anos”, ressaltou.

Para as mulheres o esquema de segurança é um ponto a mais que fortalece a festa. A auxiliar de escritório, Karina Adorno, que mora em Monte Santo (TO) e veio curtir a festa com duas amigas, afirma que circulam pela avenida sem medo de roubos e assédios. Comenta que o fato da polícia está percorrendo entre os foliões passa uma sensação de que podem curtir o evento sem preocupação.

A estudante Rafaela Rezende, participa do Carnaval há dois anos e não poupa elogios e ressalta que tudo está impecável e que todos, em especial, as mulheres podem festar sem medo.

O prefeito Laurez Moreira destaca que a festa foi pensada com muito zelo e um dos pontos mais importantes era oferecer tranquilidade aos foliões. “Sabemos do profissionalismo da nossa PM e contamos com o apoio total, mas decidimos que seria importante também fazermos nossa parte contratando uma empresa especializada e estamos sentido a eficácia dessa parceria, com uma festa sem intercorrências”, argumentou.

Desfile

A noite de domingo, além das apresentações dos artistas locais, Forró Xamego Meu, Skema do Brasil e Mistura Nativa, foi reservado ao Desfile dos Blocos. O primeiro a entrar na avenida foi o estreante Filhos de Gurupi, um grupo de amigos e família que decidiu se reunir e trazer o batuque dos tambores para a festa.

Em seguida, foi a vez do Pé de Porco que há nove anos traz para o circuito o melhor das marchinhas. Depois a turma dos enforcados trouxe bastante ritmo e coreografia. Os Lo Compadres também fizeram bonito. O tradicional Pega Pra Capá, aproveitou a festa para homenagear as vítimas de Brumadinho, Mariana, ambas cidades mineiras que sofreram um crime ambiental que matou centenas de pessoas. As vítimas do incêndio da boate Kiss também foram lembradas. Os organizadores pediram as autoridades mais responsabilidade.

O fundador do Bloco Pé de Porco, Fabio José, destaca que o bloco é uma reunião de amigos e família, um ambiente saudável que cabe jovens, crianças e idosos, e que há nove anos têm a honra de participar da festa. “Ficamos muito felizes em estarmos mais uma vez na avenida, alegrando e somando nessa linda festa”, destacou.

Apresentação nacional

Como Carnaval é uma das festas mais democráticas e ecléticas cabe todos os estilos e nesse domingo foi a noite da dupla Max e Luan e Banda Forró do Muído.

Max e Luan apresentaram um repertório eclético e a Banda Forró do Muído que animou o público com bastante forró eletrônico, axé e outros estilos. A banda que faz bastante sucesso no nordeste repetiu a dose em Gurupi e fez bonito no trio, com bastante energia, irreverência e alegria, não deixando nenhum folião parado.

Segunda-feira

Nessa segunda-feira a festa continua.

16h – Matinê no Veneza com Balança-í

21h – Paulo Braga Pedra de Fogo participação de Chico Chokolate

22h30 – Joan Alessandro

00h – Guilherme e Santiago

02h – Banda Eclipse

Comments are closed.

Close Search Window