Na manhã desta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Gurupi por meio da Diretoria de Meio Ambiente, realizou uma palestra sobre captação e reutilização de água de ar condicionado e promoveu o plantio de mudas nativas no pátio do Campus I da UnirG – Universidade de Gurupi junto com acadêmicos do curso de Direito. As ações fizeram parte da programação da semana da água. Durante a tarde, houve doação de mudas e exposição de peças artesanais com material reciclável no Parque Mutuca.

A palestra sobre captação e reutilização da água de ar condicionado foi ministrada pelo topógrafo Gaspar Moura, da equipe da diretoria de meio ambiente. A palestra foi voltada para acadêmicos do curso de Direito da UnirG, da disciplina Direito Ambiental e que fazem parte do projeto de extensão “Meio Ambiente e Cidadania”. “É importante levar essa ideia de preservação aos acadêmicos para que se tornem multiplicadores da sustentabilidade ambiental”, frisou Gaspar.

Em seguida, houve plantio de mudas nativas da região, como Ipê, Jacarandá e Fava de bolotas, no pátio do Campus I da instituição. O plantio contou com a parceria da BRK Ambiental e participação dos acadêmicos. “O conforto ambiental vai melhorar, a temperatura vai baixar e até os estudantes futuramente poderão se acomodar e estudar debaixo das árvores, isso é uma ação que fazemos já pensando no futuro, na qualidade ambiental e no conforto para a comunidade estudantil”, explicou o engenheiro ambiental Diego Rocha.

Um dos acadêmicos que fazem parte do projeto de extensão “Meio Ambiente e Cidadania”, é o Matheus Ximenes, que está no sétimo período do curso de Direito. Ele participou das ações e falou da importância da preservação da água e do plantio de mudas. “Precisamos fazer dessas ações uma prática diária, para que se tornem espontâneas, dessa forma, ganha o meio ambiente e consequentemente todos nós”, disse.

Doação de mudas e Exposição de recicláveis

Já na tarde desta sexta, a programação prosseguiu com a realização de uma exposição de peças artesanais feitas com materiais recicláveis e doação de mudas para a comunidade. A mobilização aconteceu no Parque Mutuca. A Maria Alice Rodrigues aproveitou para ver as peças da exposição e ainda levou uma muda de jabuticaba para casa. “Ações como essa são muito positivas, pois incentivam as pessoas a plantarem e cuidarem melhor da natureza”, disse.

Encerramento

A programação da semana da água em Gurupi encerra neste sábado (23), no Viveiro municipal.

Dia 23/03/2019

Tema 1: Dia de campo no Viveiro Municipal

Ação 1: Curso de orientação técnica sobre diversos aspectos relacionados ao viveiro

Ação 2: Oficina de produção de sabão caseiro com óleo usado