Na tarde desta quinta-feira, 14, secretários de escolas e orientadores educacionais tanto da rede municipal e estadual de ensino se reuniram no auditório da Escola Municipal Antônio Lino para debater sobre a frequência escolar dos alunos beneficiários do programa Bolsa Família, um dos fatores para o prosseguimento do recebimento do benefício.

A Secretaria da Educação repassa por meio do Sistema Presença do Ministério da Educação e Cultura (MEC) as informações da frequência dos alunos. Esse trabalho é realizado pelos operadores da rede que são os secretários e orientadores educacionais.

Segundo a Assessora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Vanuzia Rocha, o intuito é trabalhar a frequência escolar, metas e objetivos para resgatar possíveis alunos que estão fora da sala de aula. Destaca que a frequência escolar é uma das condicionalidades para a manutenção do recebimento do recurso.

Explana que é um trabalho intersoterial que envolve a Secretaria de Educação, Saúde, Assistência Social por meio dos programas Bolsa Família e Cadastro Único. Na parte da Educação, os operadores fazem o levantamento se os dados de frequência estão condizentes, se os alunos estão frequentando às aulas no percentual cobrado que é de 75% e 85%. “Todos trabalhando juntos para que o aluno permaneça na Escola e também receba o benefício”, destacou.

A gestora do Programa Bolsa Família de Gurupi, Daine Carneiro, participou da reunião explicou que o Programa Bolsa Família trabalha com os três eixos: educação, saúde, assistência social, para que além do recurso o beneficiário incentivar as famílias a manter as crianças na escola. “Esse encontro é para somar e enfatizar as informações sobre o cumprimento das condicionalidades para o recebimento do benefício”, destacou.

A Secretária da Escola Professora Ilsa Borges, Marilucia Sales, destacou ser importante esses encontros para a atualização das informações e manter os educadores com uma visão geral sobre o programa Bolsa Família que é tão importante para muitas famílias carentes. Ressalta o papel importante da educação nesse processo, pois por ser uma das condicionalidades para o recebimento faz com que as famílias mantenham as crianças na Escola.