A água é o nosso bem mais precioso e é por isso que o nosso dever é cuidar e preservar para que futuramente ela não venha a faltar. E é com esse intuito que a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, abriu na tarde desta sexta-feira, 15, a Semana da Água em Gurupi.

Com o tema “A água é uma só”, a semana celebra o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, e mais do que isso, chama a população para a sua responsabilidade de preservar esse bem vital.

O primeiro dia de ação da semana foi voltado ao público infantil. As turmas do 4° e 5° ano da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota participaram das atividades. A BRK Ambiental, empresa parceira do evento, foi quem levou a diversão para a criançada. Um tapete pedagógico, denominado trilha ambiental, foi montado na Praça do Parque Mutuca II, onde as crianças puderam brincar e aprender que com simples ações realizadas no dia a dia é possível cuidar do meio ambiente.

O engenheiro da BRK Ambiental responsável pelas operações em Gurupi, Frederico Hupsel, ressaltou a importância dessa ação direcionada as crianças. “É importante esse trabalho de conscientização desde cedo sobre o uso consciente da água. Esse jogo interativo tem o intuito de mostrar para elas o quão importante são essas pequenas ações realizadas no cotidiano e o impacto positivo que elas têm sobre o meio ambiente, bem como reforçar a mensagem do consumo consciente e a finitude do recurso água”, declarou.

O aluno Kevin Sousa Pimentel, de 10 anos, comentou que adorou a brincadeira. “Eu aprendi muita coisa legal que posso fazer para cuidar da natureza, aprendi também que não devemos desperdiçar a água, porque um dia ela pode acabar, e foi muito divertido”, disse.

A professora Elisabete Bezerra de Farias, que acompanhou os alunos durante as atividades, falou do diferencial que momentos como esse trazem para a educação da criança. “Esse foi um momento de reflexão para elas, é um assunto que viemos trabalhando ao longo da semana em sala de aula, mostrando a importância da água para a vida e de preservar o meio ambiente, então, o que a gente busca, é que essas crianças se conscientizem hoje para que no futuro se tornem cidadãos preocupados com o bem-estar do planeta”, afirma.

Na ocasião a diretora municipal de meio ambiente, Asafe Gomes, juntamente com a sua equipe, distribuiu para as crianças gibis que ilustram parte do que foi ensinado durante a tarde e deixou o convite para chamarem seus pais, amigos, vizinhos e comunidade para participarem da semana da água, que segue na próxima segunda-feira, 18, até o dia 23 de março.

A seguir confira a continuação da programação:

Dia 18/03/2019

Tema 1: Palestra sobre água e levantamento da captação de água de ar condicionado

Palestra 1: Uso Consciente de Água (BRK)

Horário: 8:00h

Palestra 2: Sustentabilidade Ambiental: Gaspar Moura (DIMA)

Horário: 9:00h

Tema 2: Oficina para levantamento, captação e armazenamento de água para reutilização no paisagismo e limpeza da escola (Gaspar e Lucas)

Horário: 10:00h às 12:00h

Local: Escola Municipal Prof. Joel Ferreira Soares (Rua 56, Qd 111, Lotes 1 a 40, esquina com rua 71 – Lot. Residencial Nova Fronteira)

Dia 19/03/2019

Abertura Oficial da Sala Verde Conviverde

Horário:08:00h

Tema 1: Coral Gospel Jovens Cânticos – (Isaías)

Horário:09:00h

Tema 2: Águas de Gurupi

Ação: Exposição de materiais educativos sobre conservação, preservação e uso consciente da água (2° ano / Técnico em Agronegócio – IFTO)

Horário: 09:30h

Tema 3: Sustentabilidade

Ação: Oficina de artesanato com material reciclável

Horário: 10:00h

Local: Sala Verde (Avenida Santa Catarina, entre ruas 6 e 7 – antigo Ipasgu)

Dia 20/03/2019

Palestra 1: Uso Consciente da Água (BRK)

Horário: 8:00h

Palestra 2: Sustentabilidade Ambiental: Gaspar Moura (DIMA)

Horário: 9:00h

Tema 2: Oficina para levantamento, captação e armazenamento de água para reutilização no paisagismo e limpeza da escola (Gaspar e Lucas- DIMA)

Horário: 9:00h às 12:00h

Local: Escola Municipal Antônio Lino de Souza (Av. Sinolândia, chác. 67-B – Alto dos Buritis)

Dia 21/03/2019

Dia de Campo Com Visita Monitorada no Sistema de Captação de Água (BRK)

Tema 1: Apresentação e orientações técnicas sobre o sistema de captação de água no uso consciente

Horário: 14:00h às 18:00h

Local: Córrego Bananal – Captação da água de abastecimento hídrico

Tema 2: Ciclo de Palestras – Dia Mundial da Água

Ação: Projeto Ambiental com Instituições Parceiras – Projeto de Extensão Meio Ambiente e Cidadania – UNIRG

Horário: 19:00h as 22:30h

Local: Clube da OAB, Avenida F, Qd 51-A, Lt 01 – Residencial Parque dos Buritis

Instituições Parceiras: IFTO, UNIRG e BRK.

Dia 22/03/2019

Mobilização Via Maratonas Com Blitz Educativa

Tema 1: Dia Mundial da água

Ação 1: Palestra – Captação de água de ar condicionado: Gaspar Moura (DIMA)

Horário: 08:00h

Local: Campus I da UNIRG

Ação 2: Plantio de mudas no pátio do Campus I da UNIRG

Horário: 09:00h

Local: Campus I da UNIRG

Ação 3: Projeto ambiental com instituições locais – Projeto de extensão Meio Ambiente e Cidadania – UNIRG

Ação 4: Blitz Educativa, com stand de recicláveis e doação de mudas.

Local: Av. Beira Rio com Av. Maranhão – Parque Mutuca I

Horário: 16:00h às 18:00h

Instituições parceiras: UNIRG, DIMA, BRK, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Dia 23/03/2019